UOL Notícias Tecnologia

30/07/2007 - 17h10

Reduza o tempo de instalação do seu Windows personalizado

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
Passada a fase da escolha dos componentes originais do XP a serem removidos de sua configuração personalizada, você pode usar o nLite para economizar tempo durante a instalação do sistema.

Você tem ainda opções secundárias, localizadas na aba Patches, que a princípio não precisam ser modificadas. Elas permitem, por exemplo, aumentar o número de conexões simultâneas na internet. Esse patch atende apenas aos usuários que usam programas para baixar filmes e músicas, como Torrent ou Emule. Quem não usa aplicativo algum do gênero, pode deixar do jeito que está. E quem não tem banda larga, também não vai notar diferença, mesmo que use torrents.

ETAPAS DA PERSONALIZAÇÃO
Pedro Rebêlo

1. Escolha quais componentes originais do XP serão removidos na nova instalação

Pedro Rebêlo

2. Neste ponto, você pode acrescentar o número serial do seu Windows e modificar opções internas do sistema, como a ativação/desativação do firewall

Pedro Rebêlo

3. A aba Patches traz opções secundárias - por exemplo, aumentar o número de conexões simultâneas na internet...

Pedro Rebêlo

... que a princípio não precisam ser modificadas (opção default)

Pedro Rebêlo

4. A fase final é a de pequenas alterações (tweaks),que modificam instruções internas do Windows. Algumas são simples, mas outras podem comprometer a segurança do sistema. A sugestão é evitar marcar as opções em vermelho, se não houver certeza

Pedro Rebêlo

5. O ideal, no entanto, é gastar um tempo estudando as possibilidades: você poderá deixar o Windows exatamente como quer.

É possível mudar desde o Menu Iniciar, o tempo de resposta dos cliques e a configurações de rede até o comportamento do Windows Explorer e do Internet Explorer

Pedro Rebêlo

6. Antes do clique final, revise suas alterações, prestando atenção aos recursos em vermelho que não tenham sido selecionado.

Lembre-se: as alterações feitas não poderão ser revertidas após a nova instalação.

Logo após, o nLite processará as informações e gravará o arquivo ISO para gerar um CD ou DVD da instalação; este processo pode levar de 10 a 30 minutos

Pedro Rebêlo

Ao final, o programa mostra quanto foi economizado em megabytes. No nosso exemplo, economizamos 309 Mb dos quase 600 Mb do CD original do Windows XP

Nesta etapa, você pode acrescentar logo o número serial do seu Windows e modificar algumas opções internas do sistema operacional, como a ativação/desativação do firewall. Passe um tempo estudando essas opções, pois elas podem lhe economizar um tempo considerável no futuro.

Modificações finais
Após integrar drivers, remover componentes e personalizar o sistema, a fase final é a de tweaks, pequenas alterações que modificam instruções internas do Windows. Há algumas alterações simples, mas outras são bem perigosas e podem comprometer a segurança do sistema. Novamente, a sugestão é evitar marcar as opções em vermelho, a não ser que se tenha certeza absoluta das conseqüências.

Com mais de cem opções, aqui é onde, geralmente, passa-se mais tempo lendo as descrições. Em compensação, você poderá deixar o Windows exatamente do jeito que gosta e precisa para suas tarefas diárias. É possível mudar o Menu Iniciar, o tempo de resposta dos cliques, configurações de rede, comportamento do Windows Explorer e do Internet Explorer, entre outras alternativas.

Na aba seguinte, a de serviços (services), é possível mudar a configuração original dos serviços/recursos que o Windows carrega ao iniciar. Mesmo para usuários avançados, não há vantagem em modificar isso agora, pois é possível executar essas alterações no Windows já instalado, digitando 'services.msc' em 'Executar' dentro do menu Iniciar.

Revise as alterações programadas
Antes de dar o clique final para o nLite processar suas alterações, vale a pena voltar ao início e revisar tudo, prestando atenção em algum recurso, componente ou serviço marcado em vermelho que não tenha sido selecionado. Lembre-se que as alterações feitas não poderão ser revertidas após a instalação do Windows. Um erro feito nesta etapa pode fazer com que você tenha de instalar novamente o nLite e refazer todo o processo.

Dependendo do processamento de seu computador, o nLite pode levar de 10 a 30 minutos para processar todas as opções e gerar o arquivo ISO para se gravar em CD ou DVD. Ao final, ele irá lhe mostrar quanto foi economizado em megabytes. No nosso exemplo, economizamos 309 Mb dos quase 600 Mb do CD original do Windows XP, com um arquivo final de instalação que contém apenas 231 Mb. E o XP continuará completamente utilizável, para jogos, internet e escritório.

O nLite lhe dará a opção de criar o arquivo ISO, para ser gravado em CD ou DVD a partir de softwares como o Nero ou Easy CD Creator. No entanto, o próprio nLite pode gravar o disco para você, em mídia virgem ou regravável. Após a gravação, seu disco será uma réplica do CD original de instalação, mas com a versão modificada pelo nLite.

O processo é idêntico ao de qualquer reinstalação do Windows do zero. O ideal é colocar o CD no drive, reiniciar o computador e aguardar o carregamento automático, com a tela azul da Microsoft contendo as instruções para as etapas seguintes.

Você precisará formatar o disco rígido, perdendo os dados da sua partição principal. Mas verá que, desta vez, instalar o XP levará bem menos tempo e, após instalado, ficará bem mais leve e com menor consumo de memória.

As dúvidas mais freqüentes dos usuários são sempre respondidas no fórum oficial do nLite, gratuito e que não exige registro para ler as dúvidas e respostas, mas em inglês. O endereço é http://www.msfn.org/board/index.php?showforum=89.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    escolha dos componentes originais do XP a serem%>