UOL Notícias Tecnologia

24/08/2007 - 09h30

Deixe o Windows Vista mais leve e melhore a performance do PC

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
Depois da tempestade vem a bonança. Mas quando se trata do Windows Vista parece que nem sempre é assim. A contar pelos e-mails de leitores e repercussão em fóruns técnicos na Internet, os problemas de compatibilidade e velocidade, meses após o lançamento oficial do Vista, ainda são rotineiros. Boa parte das reclamações recai sobre a performance inferior ao Windows XP, principalmente em jogos.

UOL
Compatibilidade e velocidade ainda preocupam os usuários do Vista; veja aqui como resolver esses problemas
AUMENTE A PERFORMANCE DO VISTA
DESABILITE RECURSOS NÃO-USADOS
VEJA COMO REMOVER COMPONENTES
COMO REMOVER SERVIÇOS INÚTEIS
MICROSOFT JÁ LANÇOU CORREÇÕES
Para reverter o problema, ou pelo menos amenizá-lo, uma solução ao alcance do usuário médio é reinstalar uma versão modificada do Vista. Em seguida pode-se desabilitar uma série de serviços internos do Windows que, de acordo com o seu perfil de uso, podem não servir para nada além de consumir memória. Mês passado você aprendeu a personalizar a instalação do XP para uso em computadores antigos com o nLite. Agora poderá fazer o mesmo com o Vista a partir de um software chamado vLite.

Antes de prosseguir, vale lembrar que o software gratuito vLite não tem nenhum vínculo com a Microsoft, ou seja, não há garantias. Em todos os testes realizados, porém, não encontramos nenhum problema, mesmo quando todas as opções de "remover" são selecionadas, deixando o Vista quase tão enxuto quanto o Windows XP.

Para usar o vLite é preciso formatar seu disco rígido e instalar o sistema operacional do zero. Então, faça um backup dos seus documentos importantes em CD/DVD para recuperar depois.

O vLite pode lhe economizar até 300 MB de memória RAM após a instalação, mas não faz milagre. A diferença de velocidade é percebida em computadores com no mínimo 1 GB de RAM, mas abaixo disso continua quase impraticável usar o novo Windows. Indicações de técnicos e de usuários acostumados com o Vista revelam que para uma performance aceitável é melhor partir para 2 GB de RAM.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host