UOL Notícias Tecnologia

30/08/2007 - 20h15

TV sai na frente do PC na disputa pela sala de estar na IFA

DANIEL PINHEIRO

Do UOL Tecnologia, em Berlim (Alemanha)
Mais
LG revela aparelho 3G similar ao iPhone na feira
Samsung lança MP3 player com vídeo e player de Blu-ray e HD DVD
Analistas que disseram que o mote da IFA 2007 seria a TV acertaram. Pelo menos é o saldo do Press Day, dia anterior à abertura da feira, em que os pavilhões são abertos apenas para jornalistas e convidados. A IFA começa nesta sexta-feira (31/08), vai até o dia 5 de setembro e espera receber 250 mil visitantes.

Ao menos em meio a estandes que ainda estão sendo montados, as duas grandes empresas que atraíam os visitantes antecipados o fizeram exatamente com isso —televisores.

E não pense você que estamos falando de soluções integradas de entretenimento, media centers poderosos dialogando o tempo todo com a sala de estar e o PC. Nada disso.

A estrela da festa da Philips foi a Aurea, que por dentro mostra-se bastante comum —um display LCD de 42 polegadas full HD com resolução de 1080p.

Mas a menina dos olhos da fabricante holandesa —que teve direito de ser a protagonista de um filme publicitário feito pelo badalado diretor chinês Wong Kar Wai— chama a atenção para o que acontece fora da tela, já que conta com LEDs ao redor do seu corpo que são capazes de gerar dinamicamente cor ao redor do aparelho.

É uma inovação, mas claramente não se trata de "um salto para a história da televisão como foi a passagem da era do preto e branco para a das cores", como disse o executivo-chefe da Philips durante a apresentação.

Já a Panasonic, outra das gigantes dos eletrônicos que deu as caras no Press Day, reuniu todos para apresentar o conceito "Vivendo em Alta Resolução", mote que já havia usado na CES deste ano.

Tudo isso para ilustrar a novíssima linha de ...televisores de plasma e LCD full-HD. Esse pessoal por aqui gosta de uma televisão mesmo.

Outros assuntos que podem bombar? De bate-pronto, os navegadores GPS. Há uma quantidade bem grande de estandes sobre as maquininhas de navegação, a maioria de empresas completamente desconhecidas no Brasil.

Uma primeira impressão (mas que precisa de confirmação): a Europa ainda mal sabe o que é o HD DVD. Só se vêem referências ao Blu-ray. A conferir durante a feira (entenda as diferenças entre os formatos).

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host