UOL Notícias Tecnologia

03/09/2007 - 07h01

Redução "inteligente" melhora som e imagem digitais

Daniel Pinheiro*

Do UOL Tecnologia, em Eindhoven (Holanda)
Com o advento da mídia digital, a fórmula mágica que os consumidores de música e vídeo mais querem encontrar é a que permita um conteúdo com ótima resolução em cada vez menos espaço.

Pode ser que dois novos formatos testados pela Philips possam trazer isso para as videoconferências e também para a música digital. O projeto, que leva o nome de AV Enhancement (algo como Melhoramento de Áudio e Vídeo), utiliza programas capazes de selecionar os "pedaços" de imagens e sons mais importantes ao reproduzir a conversa para quem está ouvindo.

Segundo os estudos conduzidos pela equipe de inovação da empresa, os frames (nome dado a cada "foto" da conversa capturada para ser transformada em filme) mais importantes são aqueles em que movimento dos lábios é mais pronunciado —como o que fazemos para falar o "ão" da palavra não, por exemplo.

Então, alguns frames que não tenham movimentos tão pronunciados podem ser cortados do "pacote" enviado para a transmissão, sem prejudicar tanto a qualidade do vídeo.

Também é possível economizar alguns frames ao retirar ruídos externos e indesejáveis da conversa, como o latido de um cachorro ou o som de carros passando pela rua, e concentrar-se apenas em quem está falando, mesmo que haja várias pessoas na conversa transmitida.

Quem está falando
Além disso, o projeto ainda prevê algumas iniciativas para facilitar a vida de quem está recebendo as imagens, como aumentar o rosto da pessoa que está falando. Este "efeito cabeção" ajudaria quem assiste à conversa a identificar melhor quem é a pessoa do outro lado.

Mas quando questionados sobre a possibilidade destas melhoras chegarem logo ao mercado, os engenheiros foram lacônicos. Disseram que ainda é necessário um poder de processamento incompatível com o padrão atual para executar todos os codificadores e decodificadores, e que um equipamento com todas essas melhorias teria um custo inviável para o consumidor final.

MPEG Surround quer decolar
Outra inovação, o formato de mídia digital MPEG Surround, que seria capaz de reproduzir sons gravados em padrão 5.1 (com canais para reproduzir até seis fontes de áudio de maneira separada) mesmo em fones de ouvido ou em equipamentos com apenas uma ou duas saídas, deve chegar ao mercado ainda em 2008.

O princípio do novo formato, criação conjunta da Philips com Instituto Fraunhofer, Coding Technologies e LSI Systems, partilha do mesmo princípio do AV Enhancement —usar codificadores e decodificadores para encontrar trechos da transmissão que podem ser cortados e usar o espaço economizado para gravar informações que tragam mais qualidade ao conteúdo, como as que determinam cada um dos canais disponíveis para reproduzir o som.

O maior empecilho para a adoção do MPEG Surround é que os tocadores de mídia digital atuais são incapazes de reproduzir o som aprimorado do novo padrão.

Mesmo os testes mostrados no High Tech Campus, uma das sedes da empresa em Eindhoven, na Holanda, utilizando um tocador de DVD e também um iPod, foram feitos de maneira simulada, já que nenhum dos dois players é capaz de reproduzir de maneira nativa o novo padrão.

*O jornalista visitou o High Tech Campus a convite da Philips

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host