UOL Notícias Tecnologia

05/09/2007 - 07h05

Do cômodo ao bizarro, gadgets dominam corredores da IFA

DANIEL PINHEIRO

Do UOL Tecnologia, em Berlim (Alemanha)
A IFA 2007, maior feira de eletrônicos da Europa, é palco para uma série de gadgets que chamam a atenção pela idéia inédita, por atender uma demanda de conforto ou simplesmente pela bizarrice.

Exemplo deste último pode ser encontrado no estande da Databank Commerce Corporation. O nome pomposo pode indicar uma empresa de tecnologia bancária. Mas o produto de mais destaque da empresa na feira é um vaso sanitário.

Isso mesmo —o "TolePure", uma tampa de vaso sanitário auto-limpante que também pode ser aquecida para evitar o desconforto em dias frios.

Além disso, a "TolePure" tem regulagem do tipo de jato, da intensidade e da temperatura da água usada na descarga. Em conjunto com o vaso, ela deixa todo o processo automático: um sensor de presença faz o fluxo disparar assim que o usuário se levanta.

Por mais assustador que seja imaginar uma privada com tanta tecnologia embarcada, Naoko Higashima, diretora de negócios internacionais da empresa, garante que a "TolePure" é muito fácil de operar.

"Não tem segredo, todos nós usamos lá no escritório e adoramos", explica Naoko. "É tudo automático, a pessoa só aperta botões se quiser."

A meta da empresa, diz Naoko, é conquistar os escritórios e banheiros públicos da Europa antes de chegar às casas das pessoas.

Ao lado do "TolePure" estava o "ShoePure", que promete eliminar bactérias, secar o calçado e ainda deixá-lo com um cheirinho bom. Além disso, a Databank Commerce Corporation também oferece uma ampla oferta de massageadores, que passam pelas já comuns cadeiras e almofadas até chegar a um massageador de olhos, que serve para aliviar o "stress da visão".

"Essa é uma preocupação de nossa companhia", disse Naoko. "Queremos dar às pessoas o máximo de conforto possível."

Cortar o intermediário
Outras idéias prometem facilitar a vida digital. O Micoder, da empresa holandesa PPlus, é um exemplo. Ele converte músicas em formatos digitais do CD diretamente para o tocador digital, sem a necessidade de usar o PC.

"Nós acreditamos que as pessoas ainda queiram ouvir suas coleções de CD", diz Rogier van der Wal, diretor de vendas da PPlus. "Achamos que muitas delas não fazem isso por falta de tempo para copiar o CD para o computador, converter as músicas para MP3 e então coloca-las em seus players portáteis."

Outra alternativa seria baixar as músicas do CD diretamente da Web, já no formato correto, e transferi-las para o MP3 player. "É claro que é possível fazer isso, mas você vê que isso é um retrabalho. Você vai perder tempo procurando a música, tem de esperar o processo de download... Não é exatamente uma coisa fácil de se fazer."

Segundo Van der Wal, o Micoder é capaz de transferir um CD inteiro para o tocador digital em cinco minutos, via USB, com apenas um toque de botão. O produto deve chegar ao mercado europeu no começo de outubro por um preço sugerido de € 50.

Energia limpa
Outra vertente forte são os gadgets ecológicos —para os geeks politicamente corretos, que consomem muita energia elétrica para manter seus aparelhos funcionando mas também querem salvar o planeta.

Um desses gadgets é bolsa SolarBag, da empresa alemã Sunload. Ela vem com painéis solares do lado de fora, usados para capturar a energia do sol e recarregar uma série de gadgets, como telefones celulares, PDAs, tocadores digitais ou até mesmo um notebook.

Segundo Stephan Hiller, um dos diretores da Sunload, em um dia de sol a pino, a SolarBag é capaz de carregar um iPod em duas horas.

"É claro que dificilmente alguém vai andar sob sol forte por duas horas", reconhece Hiller. "Mas sempre que a bolsa recebe energia solar, ela vai carregar o seu gadget."

Como nem tudo é perfeito, usar a SolarBag tem um preço —o peso extra do carregador que usa energia solar. Ele acrescenta cerca de 600 gramas a suas costas.

"Certamente é um incômodo andar com esse peso a mais", diz Hiller. "Mas achamos que vale a pena, porque além da pessoa economizar na conta de energia, estará usando uma fonte limpa e renovável, que não agride o planeta."

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host