UOL Notícias Tecnologia

10/10/2007 - 07h01

Do PC para a TV: aproveite os equipamentos e crie DVDs multimídia

RAFAEL RIGUES | Para o UOL Tecnologia
O meio mais fácil e barato de levar conteúdo do PC para a TV é aproveitar o hardware que você já tem (seu PC ou Mac com gravador de DVD e seu DVD Player) e usar programas gratuitos encontrados na Internet, ou que provavelmente já vieram com seu computador. A idéia é converter fotos e vídeos para um formato adequado e gerar DVDs multimídia compatíveis com qualquer DVD player do mercado.

No caso das fotos, a solução é gerar um slideshow com as imagens e depois exportar esta apresentação como vídeo para um DVD. Se você já migrou para o novo Windows Vista, a melhor opção é o Windows DVD Maker, incluso no Windows Vista Home Premium e no Windows Vista Ultimate. Ele permite selecionar um conjunto de imagens, o tipo de transição, as legendas, adicionar uma trilha sonora e escolher um entre vários temas para dar uma cara profissional à apresentação. Tudo isso é misturado automaticamente em um vídeo que é gravado em um DVD e poderá ser lido por qualquer aparelho.

Mas se você ainda usa o Windows XP, pode conseguir resultado parecido combinando esforços. A Microsoft oferece um programa gratuito para criação de slideshows, o Microsoft Photo Story 3. Ele funciona de forma parecida com o DVD Maker: indique onde estão as imagens, arraste para a seqüência correta, adicione anotações ou narração, e escolha uma trilha sonora. O programa transforma a apresentação em um vídeo no formato Windows Media (WMV). Agora basta usar um programa como o Nero, que acompanha a maioria dos computadores com gravador de DVD, para gravar este arquivo como um DVD de vídeo.

Também é possivel gerar slideshows em DVD no Mac. Para isto, é necessário combinar dois programas do conjunto de aplicativos iLife, que vem com a maioria dos Macs novos: o iPhoto e o iDVD. No iPhoto, selecione as imagens que quer usar e crie um novo slideshow (menu File | New Slideshow). Ajuste a gosto todas as opções, como duração, efeitos e trilha sonora, e depois clique no menu Share | Send to iDVD. Já no iDVD, bastar escolher um tema para o disco e mandar gravar.

O Windows DVD Maker e o iDVD também podem ser usados para transformar os vídeos que já estão em seu computador, como aquelas cenas das férias, em DVDs de vídeo que podem ser compartilhados com toda a família. Cada programa tem uma coleção pré-definida de temas e menus que tornam muito fácil criar um disco com aparência profissional, com menus animados e capítulos, em pouco tempo. Aqui, vale avisar que o tempo necessário para o "encoding", ou seja, a conversão dos vídeos para o formato DVD, pode ser bastante longo, e varia de acordo com a duração dos vídeos e o poder de processamento do seu computador. Máquinas mais recentes, equipadas com processadores Dual-Core, tem uma vantagem bem clara em desempenho nessa hora.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host