UOL Notícias Tecnologia

10/10/2007 - 07h03

Do PC para a TV: converta e assista vídeos baixados da Web

RAFAEL RIGUES | Para o UOL Tecnologia
Muitos DVD players encontrados no mercado são capazes de reproduzir vários formatos de arquivo, além de CDs e DVDs. Um reprodutor de MP3 e de imagens JPEG é encontrado na maioria dos aparelhos, mesmo os mais baratinhos. E está ficando cada vez mais fácil encontrar players capazes de reproduzir arquivos DiVX: Samsung (DVD-P370), LG (DV256K), Semp Toshiba (SD 4990) e Philips (DVP3142K/78) são apenas algumas das empresas que produzem aparelhos com este recurso.

Em qualquer um deles não há segredo: basta gravar um CD ou DVD com os arquivos que quer ver e colocar no player. Uma interface no estilo gerenciador de arquivos vai aparecer na tela, e é só usar as setas no controle remoto para selecionar o que quer ver e apertar play. Só tenha cuidado com os nomes de arquivos: alguns aparelhos truncam nomes longos demais (geralmente mostram apenas os primeiros 15 ou 20 caracteres) ou se confundem com nomes acentuados. Alguns modelos têm recursos mais sofisticados, como slideshows (para ver várias fotos em seqüência), ou playlists de música. Se tiver dúvidas, consulte o manual ou o site do fabricante antes de comprar.

No caso dos vídeos DiVX, pode ser que os aparelhos não consigam reproduzir alguns arquivos baixados da Internet. Isto acontece porque eles são certificados para reproduzir vídeos que estejam de acordo com certos parâmetros, chamados perfis, que nem sempre são seguidos pelos arquivos que estão na rede. Para resolver isso é necessário reconverter os arquivos, para que fiquem de acordo com a especificação. Felizmente há programas que automatizam esta tarefa.

No Mac, um deles é o VisualHub (US$ 23,32), da Techspansion, que converte de e para uma dúzia de formatos diferentes. Para produzir arquivos DiVX compatíveis com qualquer player, basta selecionar a aba AVI na janela principal, marcar a caixa "Perfil:" e no menu ao lado selecionar "Home Theater". O programa se encarrega do resto da conversão, que pode demorar algumas horas dependendo do tamanho do arquivo e da velocidade do computador.

No PC há uma gama mais ampla de opções, entre elas o DiVX Create Bundle (US$ 19,90), produzido pela DiVX.com, mesma empresa que desenvolve o formato DiVX e certifica os players compatíveis. O pacote inclui um player, um codec (para que outros players no Windows possam reproduzir os arquivos), um plug-in para o navegador e um conversor de arquivos, capaz de transformar qualquer vídeo que você tenha no PC em um arquivo DiVX perfeito.

Uma alternativa gratuita, porém com uma interface um pouco mais complexa, é o AutoGK, programa originalmente criado para converter DVDs para DiVX, mas que também faz a conversão de outros formatos de vídeo. É recomendável ler a documentação e os guias no site oficial para entender o funcionamento. Em comparação ao conversor da DiVX.com ele tem a vantagem de ser mais rápido, e tirar melhor proveito de máquinas com dois ou mais processadores, como os PCs com chips Intel Core 2 Duo ou Athlon 64 X2.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host