UOL Notícias Tecnologia

10/10/2007 - 07h05

Do PC para a TV: troque o DVD player por um PC Media Center

RAFAEL RIGUES | Para o UOL Tecnologia
Com a chegada do Windows Vista, os PCs "Media Center" finalmente estão começando a aparecer no mercado brasileiro. São máquinas especialmente projetadas para a sala de estar, menores, mais silenciosas, com teclados e mouses sem fio e hardware sob medida para a tarefa, como sintonizadores de TV, gravadores de DVD, placas de captura de vídeo e o indispensável controle remoto.

Para controlar este novo tipo de PC, a Microsoft desenvolveu uma nova interface, o Windows Media Center, que começou a surgir na era XP e hoje faz parte do Windows Vista. Com ícones e texto grandes, a interface foi feita para ser operada de longe, com o controle remoto, e permite tocar DVDs, assistir vídeos gravados no computador, ver e pausar TV ao vivo, ouvir músicas ou ver suas fotos de viagem na tela da TV.

Vários fabricantes já comercializam PCs media center no Brasil. Alguns, como o HP Pavillion Media Center m8060BR, capricham no número de portas para ligar não só o PC à TV (há saídas VGA, DVI e S-Vídeo), mas também para ligar ao micro seus aparelhos já existentes, como filmadoras analógicas, videocassetes, ou mesmo novas camcorders mini-DV (há várias entradas RCA e S-Vídeo, além de uma porta Firewire). Outros, como o X-Cube, da Megaware, abandonam o jeitão PC tradicional em troca de um gabinete mais compacto, que cabe em qualquer cantinho da sala de estar.

Transforme seu PC
Mas se você não quer gastar com um novo computador há várias alternativas, tanto para Windows quanto para Linux e Macs. O MediaPortal é uma delas, um software Open Source e gratuito para Windows (2000 ou XP) que tem todos os principais recursos do Windows Media Center, como visualizador de imagens e vídeos, sintonizador de rádio e pausa e gravação de TV ao vivo. Ele também adiciona algumas ferramentas, como módulos para download dos trailers de filmes que estão estreando no cinema e a possibilidade de personalização do visual do programa, com o uso de "skins". Sua instalação é simples, e ele inclui os "drivers" necessários para conversar com a placa de sintonia de TV (e respectivo controle remoto) instalada em seu PC.

Uma das principais características do MediaPortal também é um de seus defeitos: o programa é bastante modular, e o instalador inclui apenas os recursos básicos. Para adicionar novas funções é necessário baixar plug-ins, e há dezenas deles disponíveis no site oficial. Com eles você pode deixar o programa exatamente do jeito que quiser. O problema é que as descrições destes plugins não são muito claras, e a documentação costuma ser pouca ou inexistente. Ou seja, você vai perder um bom tempo testando as alternativas até tudo ficar a seu gosto.

Se você prefere o Linux, pode usar o MythTV, outro projeto Open Source que é uma boa opção para quem está pensando em montar um novo PC só para a sala de estar. Ele traz todos os recursos de um Windows Media Center e, assim como o MediaPortal, é modular. Mas o número de módulos é bem menor, apesar da documentação mais detalhada. O programa pode ser instalado sobre qualquer distribuição Linux mais recente, mas você pode facilitar ainda mais as coisas usando um LiveCD como o KnoppMyth, Mythdora ou MythUbuntu: eles incluem o sistema operacional, drivers para as placas de TV e vídeo mais populares, e o MythTV em um único pacote que roda direto do CD. Se tudo funcionar a contento e você gostar do programa, é possível transferir os programas para o HD em minutos, com apenas alguns cliques do mouse.

Macintosh
Macs mais novos vêm com software de Media Center, o FrontRow, e um controle remoto infravermelho desenvolvido pela própria Apple. Mas se seu Mac é mais antigo (por exemplo, um Mac Mini da primeira geração) não é possível baixar e instalar o FrontRow nele, pelo menos não sem recorrer a hacks e pirataria. Uma alternativa é o XHub, um shareware que custa US$ 24,95 e concentra fotos, vídeos, filmes, webradio e as notícias de seus sites prediletos em uma única interface, que pode ser controlada à distância com um celular com Bluetooth, dispensando um controle remoto especial.

O XHub se integra às suas coleções de fotos e música já existentes no iTunes e iPhoto, e lê suas playlists e álbuns sem nenhum ajuste extra. Ele também reproduz qualquer arquivo de vídeo suportado pelo Quicktime e até sintoniza, e grava, TV ao vivo se você tiver um sintonizador EyeTV, da Elgato Systems, ligado ao micro. Além disso, o visual pode ser completamente personalizado com o uso de skins. O programa é um tanto pesado, e o hardware mínimo recomendado é um Mac Mini G4 de 1 GHz com 1 GB de RAM.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host