UOL Notícias Tecnologia

10/10/2007 - 07h07

Do PC para a TV: console de videogame vira central de mídia

RAFAEL RIGUES
Para o UOL Tecnologia
Além de jogar jogos como "Halo 3", funcionar como um toca-DVD (ou HD-DVD) e portal para compra de jogos e vídeos online (ao menos nos EUA), o XBox 360 tem um outro recurso pouco conhecido: a capacidade de funcionar como um Media Center Extender, ou seja, receber o conteúdo de um PC com o Windows Vista e o Windows Media Center e exibí-lo na TV. Desta forma você pode deixar seu PC grande, barulhento e calorento escondido no escritório dos fundos, e ainda assim aproveitar todas as vantagens de uma central de mídia na sala de estar.

A configuração é simples, e no momento em que seu XBox 360 acessa sua rede doméstica pela primeira vez, um assistente de configuração surge na tela do PC para que você possa fazer os ajustes necessários. O Xbox 360 exibirá a mesma interface do Windows Media Center, e você pode controlá-la com o joystick ou o controle remoto do console. Você pode fazer tudo o que faz no PC: ouvir música, ver fotos, assistir vídeo e até assistir e gravar TV ao vivo, sem restrições.

Note que nenhum vídeo ou música é armazenado no videogame: toda a informação é transmitida via streaming, o que coloca grande parte da responsabilidade pela qualidade de áudio e vídeo nas mãos de sua rede doméstica. Uma rede cabeada de 100 Mbps é suficiente, mas se você optar por uma solução sem fio, vai precisar pelo menos de uma rede 802.11g a 54 Mbps, especialmente se quiser transmitir vídeo entre o computador e o console.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host