UOL Notícias Tecnologia

24/10/2007 - 07h02

Celular no Japão: dados em alta velocidade e TV na telinha

HENRIQUE MARTIN

Para o UOL Tecnologia
O padrão i-mode é um dos pilares da popularidade do celular no Japão. Lançado em fevereiro de 1999, tem mais de 46 milhões de clientes só na operadora NTT DoCoMo. Em vez de fazer transações por tráfego de dados, como ocorre em operadoras brasileiras, o i-mode usa pacotes de dados para manter o aparelho sempre conectado.

E-mail e navegação na web são os usos principais dessa tecnologia, mas aplicativos (como o Felica, a previsão do tempo, informações da Bolsa de Valores, entre outros) também estão disponíveis. Celulares compatíveis com i-mode acessam sites específicos formatados para esse padrão, mas também conseguem visualizar páginas convencionais.

Alta velocidade
Em outubro de 2001, a NTT DoCoMo estreou sua rede 3G, denominada FOMA (Freedom of Mobile Multimedia Access, algo como Liberdade de Acesso Multimídia Móvel). Foi a primeira rede 3G a entrar em funcionamento no mundo. Hoje no Brasil temos redes 2,5 G (como a EDGE da Claro e TIM) e 3G (EVDO, da Vivo).

Atualmente, 70% do território japonês está coberto pelo serviço de banda larga celular, o Foma High-Speed, que atinge até 3,6 MBps para download —a média, porém, fica em 384 Kbps, de acordo com a operadora e o local onde o usuário estiver. Até março do ano que vem, 90% do Japão terá acesso a esta rede rápida, lançada em 2006.

E se você acha pouco, as operadoras já estudam a implantação de uma rede 3,5G (ou Super 3G) que levará a uma rede de quarta geração até 2010.

TV no celular
Nem só de i-mode e acesso rápido vivem os donos de celulares japoneses. Alguns modelos mais recentes têm capacidade de receber transmissões de TV digital (veja o vídeo), em formato H.264 a 320 x 240 pixels (como, por exemplo, no iPod Vídeo).

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host