UOL Notícias Tecnologia

31/10/2007 - 07h00

Saiba como assistir à TV e capturar vídeos em seu computador

Marcelo Ayres

Para o UOL Tecnologia
Que tal poder assistir aos gols da rodada enquanto termina a pesquisa daquele projeto ou conferir o último capítulo da novela mesmo quando aquele trabalho da faculdade não permite que você saia da frente do computador?

Você pode transformar o seu computador em uma TV. Não estamos falando em assistir a vídeos no YouTube ou baixar os episódios do Lost no seu PC. Você pode assistir os programas ao vivo e a cores diretamente no seu computador.

Para conseguir essa pequena façanha você só precisa ter em seu computador um sistema de sintonização de TV e captura de vídeos. Isso pode ser feito de duas maneiras: com uma placa instalada no slot PCI dentro do computador, na placa-mãe ou por meio de um sistema externo de captura de vídeo conectado via porta USB.

Placas de captura

Essas placas de captura, como são chamadas, possuem um sintonizador de TV (uma antena), que pode receber a programação da TV aberta ou a cabo. Neste caso o computador passa a funcionar como um aparelho de televisão. Você instala a placa e na entrada de antena, conecta o cabo da antena ou do decodificar da TV à cabo, diretamente em seu computador.

Além disso, você tem entrada de vídeo composto ou S-Video e de áudio, que permitem que você conecte filmadoras, videocassetes e reprodutores de DVD. Com isso, você pode, por exemplo, importar gravações antigas em VHS para seu computador e transformar em um disco de DVD ou fazer uma filmagem diretamente para o PC utilizando uma câmera de vídeo.

No caso de um adaptador USB a única diferença em relação às placas de captura é que a conexão é pela porta USB, mas a funcionalidade é a mesma de uma placa, já que o adaptador vem com as mesmas portas.

Com a ajuda de softwares, que acompanham estas placas ou adaptadores USB, você pode abrir uma janela que exibe a programação escolhida, que pode até ser gravada no disco rígido, enquanto trabalha em uma planilha ou escreve um texto.

Adaptadores USB

Existem placas de captura e adaptadores USB de vários modelos. Desde os mais simples com um sintonizador de TV e entrada de vídeo composto e áudio estéreo de dois canais, até os mais modernos com mais de um sintonizador de TV e entradas de vídeo componente e conexão para home theater.

As placas e os adaptadores podem ser analógicos ou digitais. Os produtos analógicos permitem que você tenha mais flexibilidade podendo, por exemplo, receber a conexão de videocassetes. Por outro lado, os digitais têm a vantagem de dar mais qualidade ao material transferido, já que não é necessária a conversão.

Placa PCI

O que é melhor instalar: uma placa PCI ou um sistema USB? Os dois sistemas trazem os mesmos recursos e precisam fazer a conversão de dados para o computador. As placas de captura fazem isso por meio do barramento PCI e os adaptadores pelo USB.

Enquanto as placas trazem o inconveniente, para quem não está acostumado, de abrir o computador para fazer a instalação, os adaptadores são mais um dispositivo USB a brigar pelas portas disponíveis em sua CPU.

Para quem tem um notebook, não tem como instalar uma placa PCI, mas pode utilizar um adaptador USB ou ainda os cartões Express Card ou PCMCIA com sintonizador de TV e captura de vídeo.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host