UOL Notícias Tecnologia

31/10/2007 - 07h05

Canais da televisão também disponibilizam o conteúdo na Web

Marcelo Ayres

Para o UOL Tecnologia
As redes de televisão também estão presentes na Internet oferecendo conteúdo em vídeo. A maioria do conteúdo disponível está em arquivo, e poucas emissoras têm exibição de programas ao vivo.

Neste sentido, as redes de TV estão bem atrás do rádio, até pelo formato de arquivo —que, no caso do rádio, é bem menor, o que já traz à Internet estações de rádio ao vivo de qualquer lugar do mundo.

Globo e Record oferecem vídeos gravados de seus noticiários, programas e novelas. O site da GloboNews é o único com transmissão ao vivo, mas o serviço é exclusivo para assinantes.

No caso da Record, a vantagem é que os vídeos são na íntegra, e você não precisa ser assinante. Vendo a programação, você assiste inclusive à publicidade entre um vídeo e outro —o que pode ser um pouco chato para o internauta, acostumado a uma separação mais nítida entre conteúdo e publicidade. Se quiser, pode inclusive escolher em assistir os vídeos em alta definição.

Já o site da nova rede de notícias RecorNews tem apenas vídeos gravados e nenhuma transmissão ao vivo. O mesmo ocorre com a concorrente BandNews, que tem atualização de notícias, mas nada ao vivo. O site da Bandeirantes disponibiliza vídeos de matérias dos telejornais e trechos de programas.

A transmissão ao vivo da BandNews ocorre na TV UOL, que também traz aos assinantes uma série de parceiros como ESPN Brasil e Metrópolis, da TV Cultura, entre outros.

A ESPN Brasil também oferece vídeos gravados dos programas do canal, gols da rodada e atualização de notícias. A MTV, a exemplo da ESPN, disponibiliza somente gravações de seus programas. O SBT é o mais simples, apenas com alguns trechos de programas.

No exterior as grandes redes também estão em esquemas de transmissão semelhantes ao do Brasil. A CNN International agora liberou os vídeos, inclusive sua transmissão ao vivo, para todos os internautas. A francesa TV5 tem vídeos do noticiário organizados por data e abertos para o público em geral. O mesmo ocorre com a inglesa BBC. A alemã Deutsche Welle oferece a programação ao vivo e vídeos gravados de seus programas.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host