UOL Notícias Tecnologia

07/11/2007 - 01h08

Centralize fotos, músicas e vídeos na sala com um media center; monte o seu

RAFAEL RIGUES

Para o UOL Tecnologia
Imagine concentrar todas as suas músicas, fotos e vídeos digitais em um único local. E o melhor —de um jeito que você consiga compartilhar tudo isso com a família e os amigos, sem ficar apertado em volta da mesa do computador.

Se você imaginou esta cena na sala de estar, está correto. E, desenhados para elas, começam a chegar ao Brasil os media centers, PCs que agregam em um único ponto acesso a todas as formas de multimídia em sua casa, sejam fotos, músicas, vídeos das férias, seus filmes em DVD, CDs de áudio, TV aberta e a cabo.

Ligado à TV da sala —geralmente a maior "tela" na casa— ele tem uma interface gráfica fácil de usar , projetada para ser vista à distância e comandada com um controle remoto. A maioria dos "media centers" atuais também engloba a função de sintonizador de TV, com recursos como a capacidade de gravar e pausar TV ao vivo (chamada de Timeshifting) e está conectada à Internet, o que permite compartilhar e exibir arquivos armazenados em outros micros da casa ou acessar conteúdo online. Ou seja, um media center substitui, de uma vez só, seu videocassete, aquela estante lotada de CDs e DVDs num canto da sala e os álbuns de fotos empoeirados no fundo do armário.

É uma idéia interessante, mas nova aqui no Brasil. Até o ano passado não havia praticamente nenhum produto nesta categoria no mercado. Não por falta de interesse dos consumidores, ou por falta de know-how dos fabricantes —mas por falta de um sistema operacional. O mais usado neste tipo de aparelho, o Windows XP Media Center Edition (ou Windows MCE) nunca ganhou versão em português. E sem um sistema adaptado ao país, os fabricantes se recusavam a lançar o produto.

A situação só mudou com a chegada do Windows Vista, no início deste ano. O novo sistema operacional traz o Windows Media Center em português integrado às suas versões Home Premium e Ultimate. Com isso, os fabricantes finalmente puderam começar a oferecer aos usuários máquinas feitas sob medida para a sala de estar. Hoje é possível encontrar no mercado nacional media centers de vários fabricantes, de grandes nomes como a HP a empresas menores, como Syntax e Daten. Mas você não precisa se contentar com o que está nas lojas: com um pequeno investimento em tempo e dinheiro, você pode construir seu próprio media center.

Comprar ou montar?

Comprar um media center pronto tem suas vantagens: todo o hardware e software já vêm integrados, e o máximo de trabalho que você terá será o de desempacotar o brinquedo, plugá-lo à TV e sintonizar os canais. Os modelos comerciais também usam gabinetes especiais, menores e com visual mais adequado à sala de estar, e são montados com componentes projetados para gerar menos calor e fazer menos barulho, para não atrapalhar sua diversão.

Mas fazer você mesmo também pode ser interessante: você pode reaproveitar um computador que está encostado ou, se quiser começar do zero e estiver disposto a pesquisar, pode chegar a uma configuração de hardware tão eficiente quanto barata, além de adicionar opcionais não encontrados no mercado e remover recursos que não vai usar. Dependendo da solução escolhida, o software também pode ser personalizado e ganhar recursos inexistentes no Windows Media Center, como cópia de DVDs para o disco rígido, exibição de notícias, previsão do tempo, download de trailers dos novos filmes em cartaz, rádio via Web, jogos e muito mais. A experiência também pode servir como aprendizado: com certeza, ao final do processo você terá uma compreensão muito melhor de como as coisas funcionam.

Pronto para pôr a mão na massa? Agora o UOL Tecnologia vai mostrar o que você precisa para montar seu próprio media center. Listamos o hardware necessário, o software disponível no mercado, onde conseguí-lo, seus prós e contras e dicas e precauções que devem ser seguidas durante a construção e uso. Preparado? Luzes, câmera, ação!

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host