UOL Notícias Tecnologia

07/11/2007 - 01h32

Media center: MediaPortal é alternativa para Windows XP

RAFAEL RIGUES

Para o UOL Tecnologia
O MediaPortal é um programa gratuito, desenvolvido como Software Livre, e uma opção para quem quer montar um Media Center sem abandonar o Windows XP.

Baixe o MediaPortal

Por padrão ele tem módulos para TV, vídeo, fotos, música, rádio (FM ou via Internet) e previsão do tempo, mas pode ser expandido de acordo com suas necessidades com o uso de um das centenas de plugins encontrados no site oficial, que permitem baixar trailers de filmes da Internet ou transformar o PC em "front-end" para executar seus jogos e emuladores favoritos.

Os requisitos de hardware do MediaPortal são menores que os do Windows Media Center, o que permite que você o rode em máquinas menos potentes e reaproveite hardware mais antigo.

A aparência do MediaPortal também é personalizável com uma das muitas "skins" encontradas no site, que podem deixá-lo com a cara do Windows Media Center ou transformar o programa em um bicho totalmente diferente.

Entre seus recursos estão o suporte a múltiplos formatos de vídeo (incluindo o popular DiVX), download automático de capas e informações sobre o álbum em arquivos MP3, capacidade de gravar qualquer tipo de arquivo (e não apenas programas de TV) em DVDs e um sistema de agendamento de gravações que evita conflitos, coloca o micro em hibernação quando não há atividade e o "acorda" automaticamente quando há uma gravação agendada.

Também há suporte a múltiplos sintonizadores de TV (para que você possa gravar um programa enquanto assiste outro), e é possível escolher o formato de vídeo usado para o armazenamento dos programas no HD, com várias opções de qualidade. O programa tem até alguns jogos simples embutidos, que podem ser jogados com o controle remoto.

Infelizmente, a pouca documentação sobre os vários plugins disponíveis complica a configuração para quem quer fugir dos recursos padrão. Além disso, muitos dos plugins mais legais, como o MyCinematique, que permite ver os filmes em cartaz no cinema e comprar ingressos online sem levantar do sofá, não funcionam no Brasil. Uma pena.

Desenvolvedor: Equipe Media Portal (site oficial)
Preço: gratuito

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host