UOL Notícias Tecnologia

07/11/2007 - 01h35

Media center: MythTV é opção com software livre

RAFAEL RIGUES

Para o UOL Tecnologia
O MythTV é o sistema media center baseado em Linux mais popular no mercado, e usá-lo como base para sua sala de estar multimídia tem algumas vantagens.

Baixe o MythTV para Linux

A principal, e mais óbvia delas, é o preço. Uma licença do Windows Vista Home Premium, que já inclui o Windows Media Center, custa R$ 500. Já uma cópia da versão mais recente do Fedora ou Ubuntu mais o MythTV custa zero: ambos podem ser baixados gratuitamente da Internet.

Outra vantagem é a modularidade: o MythTV pode ser configurado com plugins e temas que o deixam funcionando exatamente do jeito que você quer e podem adicionar recursos que não existem no Windows Media Center, como previsão do tempo, notícias, telefonia via Internet (VoIP) e mais. E, por fim, o sistema é mais leve e exige menos hardware que o Vista, o que evita gastos com upgrade.

Claro, é verdade que configurar um sistema com Linux + MythTV não é tão simples quanto configurar um Windows Media Center. Prepare-se para ler documentação, editar arquivos de configuração e perder um tempinho até conseguir fazer as várias peças do quebra-cabeça se encaixarem direito.

É por isso que existem distribuições como o KnoppMyth, MythDora e Mythbuntu que automatizam o processo. Distribuídas em um CD, elas incluem um sistema Linux básico e o MythTV pré-configurados: você só precisa definir algumas informações básicas, como data, hora e configuração de rede, criar um usuário e mais tarde, na interface do próprio MythTV, configurar o sintonizador.

Na área de recursos, o MythTV não deixa a desejar: é capaz de pausar TV ao vivo (timeshifting), tem um sistema inteligente de agendamento de programas que evita conflitos de gravação, pode ser administrado remotamente via Web, pode controlar seu decodificador de TV a cabo usando um acessório chamado IRBlaster, analisa os programas gravados para pular automaticamente os comerciais, tem recurso de reprodução acelerada com ajuste automático do som para evitar distorção e muito mais. Há até plugins para "ripar" DVDs para o HD, facilitando a criação de uma versão "digitalizada" e de rápido acesso de toda a sua videoteca.

Outra característica interessante é a divisão interna do programa em duas partes. Isso permite que os usuários mais avançados rodem o back-end, a parte que cuida das gravações, conversão e gerenciamento de arquivos, em um micro mais potente e melhor equipado instalado em um canto qualquer da casa, e rodem apenas a interface gráfica em uma máquina menos potente, mas muito mais silenciosa, ligada à TV da sala. É um conceito parecido com o dos Media Center Extenders no Windows Media Center.

Desenvolvimento: Isaac Richards e outros (site oficial)
Preço: gratuito

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host