UOL Notícias Tecnologia

07/11/2007 - 01h46

Confira 5 dicas práticas para montar sua sala multimídia

RAFAEL RIGUES

Para o UOL Tecnologia
Agora que você já acertou o hardware e escolheu o software ideal para sua sala de estar multimídia, é hora de botar a mão na massa. Mas antes de pegar sua caixa de ferramentas, atente para cinco pontos que podem fazer você ganhar tempo e montar um media center matador:

1. Gabinete

Ao montar seu media center, atenção ao gabinete: internamente, certifique-se de prover espaço e ventilação adequada para todos os componentes, escolha um bom conjunto de ventilador/dissipador para o processador e instale um bom ventilador no gabinete, para ajudar a remover o ar quente. Gaste um pouco mais e invista em ventiladores silenciosos: modelos com o chamado "rolamento fluido" (fluid bearing) são mais caros que os tradicionais, mas fazem menos barulho.

Externamente, tenha cuidado para não bloquear as saídas de ar do gabinete, para evitar o super-aquecimento da máquina. A regra é deixar 20 cm de espaço livre para cada lado do gabinete. Não instale o computador em locais que recebam luz direta do sol durante grande parte do dia, especialmente se você mora nas regiões mais quentes do país.

2. Rede

Na hora de decidir como colocar seu novo media center na rede doméstica, dê preferência a uma rede cabeada. Redes sem fio são práticas, mas sujeitas a interferência por outros aparelhos (como microondas e telefones sem fio) que atrapalham seu funcionamento.

Além disso, redes cabeadas tem mais banda: até mesmo as placas de rede e HUBs mais baratinhos transmitem a 100 Mb/s, o dobro da velocidade de uma rede 802.11g (54 Mb/s) em condições ideais. Isso faz diferença na hora de transmitir conteúdo de um micro para o outro via streaming, especialmente se você quiser brincar com vídeo de alta definição.

3. Dois discos

Para maior segurança dos dados armazenados, instale dois discos rígidos de alta capacidade dentro do seu computador e configure-os para trabalhar como um array RAID 1. Nesse modo, um disco é "espelhado" no outro, o que cria um backup automático de todos os dados. Se um dos discos falhar, o outro assume automaticamente a posição e você não perde nada.

Pode parecer desperdício: usar dois discos rígidos de 250 GB, por exemplo, em RAID 1, resulta em apenas 250 GB de espaço (contra 500 GB em RAID 0, onde o espaço nos discos é combinado), mas só quem já perdeu arquivos em um crash de disco rígido consegue entender plenamente a importância de um backup.

4. Qualidade da mídia

Ao passar as gravações de seus programas favoritos para DVD, fique de olho na qualidade da mídia. Discos DVD-R (ou +R) baratinhos podem ser encontrados em todo canto, mas geralmente são dor de cabeça na certa: quando não dão problema na hora da gravação, apresentam erro de leitura logo em seguida ou com o tempo amarelam e descascam, e lá se vão os arquivos gravados neles.

Prefira marcas mais conhecidas, como Verbatim, Sony, Maxell, Imation e afins. Cuidado com as falsificações, o mercado está cheio de lojinhas que vendem DVDs "Sony" tão legítimos quanto uma nota de R$ 7. Desconfie de preços baixos demais, embalagens diferentes do padrão e discos com impressão ruim (borrada, torta ou desfocada) na face. Na dúvida, consulte o Blank DVD Media Quality Guide (guia de qualidade de mídia DVD virgem) do site DigitalFAQ.com

5. Segurança

Se usar o Windows como sistema operacional em seu media center, não se esqueça da segurança! Afinal ele ainda é um PC, tão vulnerável quanto os outros computadores da casa. Um conjunto de aplicativos que engloba anti-vírus, firewall e anti-spyware, como o Kaspersky Internet Security 7 ou Norton 360, ajuda a proteger a máquina e evita que ela se transforme em um "zumbi" em uma rede para envio de spam ou, pior, que você descubra, só na hora de gravar seu seriado predileto, que o sistema está tão infectado com vírus e worms a ponto de ser praticamente inútil. Ou use o Linux, fique protegido desde o primeiro instante e evite gastar com mais software.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    acertou o hardware e