UOL Notícias Tecnologia

22/11/2007 - 07h02

Veja os passos para instalar o Windows Server sem erro

Paulo Rebêlo | Para o UOL Tecnologia
Os requisitos mínimos para a instalação do Windows Server —uma das versões do Windows criada, originalmente, para servidores— em uma máquina de uso doméstico são iguais ao XP. Com 512 MB de RAM, você terá um bom sistema operacional. Com 1 GB em diante, o Windows vai voar.

Alguns periféricos, como placa de som, de rede e de vídeo, possuem drivers específicos para o Windows Server que são diferentes do XP. Para encontrá-los, basta ir ao site dos fabricantes e procurar pelos drivers. Mas fique atento: com a versão mais nova do sistema operacional —embutido o Service Pack 2— muitos drivers para XP funcionam normalmente no Server, principalmente para placas de rede.

O ideal é você procurar os drivers na Internet antes de formatar seu disco rígido, ou seja, antes de instalar o Windows Server. É recomendado iniciar o processo de instalação dando o boot pelo CD. Dependendo do computador, entre 30 e 40 minutos o sistema operacional estará pronto para uso.

Durante a instalação, a única diferença para o XP é a pergunta do sistema sobre o "uso de licenças" ou "quantidade de clientes" que podem se conectar à máquina. Não modifique nada, deixe na opção padrão (cinco clientes) que já é otimizada para boa performance em tarefas domésticas.

Terminado o processo de instalação, você vai notar que a interface do Windows Server 2003 é a clássica, sem as firulas gráficas do XP, e muito menos as do Vista. É possível usar a interface do XP, sem problemas, como veremos mais adiante. Os mesmos temas disponíveis para XP também funcionam no Server, mas eles só não vêm ativados como padrão. Afinal, o objetivo do Windows Server é apresentar estabilidade e performance acima de requintes visuais.

Instale os drivers e aplicativos de hardware necessários do mesmo jeito que seria feito no XP: placa de som, placa de vídeo, placa de rede e assim por diante. Com o hardware funcionando, vem a parte principal: ajustar o Server para se transformar num ambiente de trabalho.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host