UOL Notícias Tecnologia

22/11/2007 - 07h03

Ajuste o servidor para utilizar todos os recursos multimídia do WinServer

Paulo Rebêlo | Para o UOL Tecnologia
Para utilizar os recursos multimídia básicos no Windows Server 2003, vá em "Propriedades de vídeo" (clicando com o botão direito do mouse na área de trabalho), como se fosse mudar a resolução do monitor. Na aba de "Solução de problemas", a aceleração de hardware vai estar desativada. Ative-a configurando para o modo completo, conforme a figura abaixo. Pronto, a partir daí, sua placa de vídeo poderá gerenciar as tarefas multimídia, exibindo todas as cores e recursos.


Reprodução


Para recursos avançados de multimídia, como jogos, é preciso configurar a aceleração do DirectX. Diferentemente do XP, o recurso não vem ativado por padrão no Server. No Menu Iniciar, escolha "Executar" e digite "dxdiag", sem as aspas. As acelerações Direct3D e DirectDraw podem estar desativadas, assim como a aceleração de áudio. Como mostra a figura, ative tudo. Não se preocupe se a opção Direct3D não estiver disponível, é normal. Ative tudo que estiver disponível.


Reprodução


O Windows está quase pronto para funcionar como estação de trabalho. No Painel de Controle, escolha "Sistema", "Avançado" e depois "Performance". Se você tiver 512 MB de RAM, marque a opção "Programas" nas duas opções, como mostra a figura. Trata-se do gerenciamento de processamento e de memória. Se você tiver 1 GB de RAM ou mais, deixe a parte de "Uso de memória" configurada para "System Cache". Com esta opção, o Windows vai carregar mais componentes internos do sistema ao iniciar, gastando mais memória RAM, mas em contrapartida efetuando as tarefas básicas (abrir e fechar múltiplas janelas, por exemplo) de um jeito mais rápido.


Reprodução



De volta ao Painel de Controle, clique em "Adicionar ou Remover Programas", depois "Componentes do Windows", conforme mostra a figura. Desmarque a opção "Internet Explorer Enhanced Security Configuration". Desinstale-o, porque o recurso só tem finalidade em ambientes de servidores ou intranets. Para uso doméstico na Internet, fora de redes internas, o que vai zelar pela sua segurança é um bom firewall e um antivírus sempre atualizado. Além do mais, o IESC ativado irá lhe impedir de visitar uma série de sites na Internet.


Reprodução


Até agora, sua interface ainda é a clássica. Para ativar os temas do XP, vá até o Menu Iniciar, escolha "Executar" e digite "services.msc", sem as aspas. Na parte debaixo, você terá o serviço "Temas", que estará desabilitado. Habilite-o e o configure para "Automático". É preciso reiniciar o computador para poder escolher os temas azulado, verde ou prata, seus velhos conhecidos do XP.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host