UOL Notícias Tecnologia

22/11/2007 - 07h10

Windows Longhorn: o sucessor do Server

Paulo Rebêlo | Para o UOL Tecnologia
Se o Vista é o sucessor do XP, quem é o sucessor do Windows Server 2003? Trata-se do Windows Longhorn (nome provisório), que deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2008, mas que já pode ser baixado em versão beta. O Longhorn será uma espécie de Vista Server, digamos assim.

Testamos a última versão disponível para testes, oficial da Microsoft, a Release Candidate (RC) 0. A partir de agora, pelo menos duas outras versões RC serão disponibilizadas antes da versão final. A priori, o Longhorn segue o estilo da dobradinha XP/Server, ou seja, é um Vista sem as firulas gráficas (mas que podem ser habilitadas) e muito mais estável e rápido.

O Longhorn está sendo montado com todas as correções e remendos do Vista. De todo modo, não se anime tanto: é preciso ter pelo menos 10 GB de espaço no disco rígido para instalar a versão Standard do Longhorn.

Em nossos testes, a exemplo do Server 2003, tudo funcionou. Jogos antigos e de última geração, softwares novos e velhos. O Longhorn não apresenta, até agora, nada diferente do Vista para usuário doméstico. Para servidores, sim, a mudança é grande: novos recursos, mais facilidade de gerenciamento remoto e a lista segue, mas sem interesse para estações de trabalho.

No entanto, também seguindo a tendência do Server 2003, em nossos testes o Longhorn se mostrou mais rápido do que o Vista, mais estável e sem os constantes congelamentos do novo sistema operacional da Microsoft quando se trabalha com milhares de arquivos ao mesmo tempo.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host