UOL Notícias Tecnologia

22/11/2007 - 07h04

Adapte o Windows Server para rodar jogos e aplicativos incompatíveis

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
Alguns jogos podem não rodar no Windows Server 2003. Caso aconteça, não se desespere. Procure o executável (.exe) do jogo, clique com o botão direito em cima do arquivo, escolha "Propriedades" e na aba "Compatibilidade", marque a opção Windows XP. Deste modo, o sistema irá emular o executável como se estivesse no Windows XP, "enganando" o código do jogo. Funciona que é uma beleza e também serve para softwares diversos.

São pouquíssimos jogos ou softwares que não rodam no WinServer. Geralmente, softwares para desfragmentar o disco rígido possuem versões específicas para Windows Server. No caso de jogos recentes, apenas o Doom 3 (que nem é tão recente assim) apresenta sérias dificuldades de rodar, mas uma rápida pesquisa na Web por termos como "Doom 3" e "Windows Server" irá mostrar o caminho das pedras.

Por ter um gerenciamento de memória superior ao XP, caso você tenha 2 GB de RAM, não será nem preciso usar o arquivo de troca (pagefile), podendo ser desabilitado no Painel de Controle > Sistema > Avançado > Performance. É possível que alguns poucos jogam só rodem com o arquivo de troca funcionando (Quake 4, por exemplo), então você pode deixar um pequeno, de 200 MB ou 300 MB, apenas para referência.

Assistir a filmes também é um processo impecável no Windows Server, seja em DVD ou em arquivos .AVI ou .MPEG. Algumas pessoas enfrentam problemas na hora de assistir a filmes baixados da Internet, por conta de uma incompatibilidade do codec Xvid com o Windows Server. É fácil consertar —basta instalar uma biblioteca de codecs chamada de "ffdshow", fácil achar na Internet. Ele se sobrepõe ao Xvid, apresenta a mesma qualidade e reproduz todos os arquivos do Xvid sem problemas. Arquivos DivX não apresentam problema algum.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host