UOL Notícias Tecnologia

26/11/2007 - 07h00

Internet tem cursos gratuitos de idiomas; conheça opções e ressalvas

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
Trânsito, falta de tempo e orçamento apertado. Se para você esses fatores sempre serviram como desculpa para adiar o estudo de um novo idioma, é hora de renovar o repertório. Atualmente, nenhum destes obstáculos impedem interessados em falar uma nova língua —os sites de aprendizado de idiomas são cada vez mais comuns na Internet, e permitem ampliar, à distância, a cultura e o currículo.

Didáticos e muitas vezes gratuitos, esses sites pretendem ser salas de aula cibernéticas, com professores virtuais no lugar de docentes de carne e osso, e permitir muita liberdade ao aspirante a poliglota. A gama de idiomas oferecidos foge ao óbvio e vai do inglês ao grego, passando até pelo latim.

Porém, pensar que bastam algumas horas sentadas à frente do PC para sair falando a língua ambicionada é subestimar a dificuldade da tarefa. Tal e qual as aulas reais, e até com mais intensidade, o e-learning —ou educação à distância— requer empenho e dedicação. Profissionais ligados à categoria explicam o porquê disso e mostram que há um perfil de usuário que costuma obter sucesso neste estilo de ensino.

Com sites ao alcance de um clique, como saber quais valem a pena? De que forma diferenciar os bons daqueles que são pura perda de tempo? O UOL Tecnologia conversou com especialistas em educação à distância, traçou um perfil do tipo de estudante que aprende uma nova língua com sucesso por meio do método e selecionou alguns sites do gênero, com seus prós e contras.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host