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26/11/2007 - 07h01

Site interativo e aluno disciplinado são chaves para e-learning

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
Os sites gratuitos de educação à distância —ou e-learning— especializados em idiomas vêm se aperfeiçoando: eles usam o potencial interativo da Web e dão adeus à antiga imagem de ferramenta de qualidade duvidosa que um dia carregaram. Aliás, hoje eles até valorizam a imagem de quem os utiliza.

"Quem faz um curso de educação à distância, seja de idiomas ou de outra categoria, mostra-se uma pessoa de perfil diferenciado aos olhos dos departamentos de recursos humanos de grandes empresas", afirma o consultor educacional Oscar Fujita, autor de tese sobre o assunto para a Universidade de São Paulo. "Headhunters já enxergam a participação de candidatos e funcionários em aulas remotas como uma vantagem qualitativa".

Para Fujita, essa valorização se deve ao fato de que quem procura aprender algo remotamente combina características como boa organização pessoal, disciplina e sábia administração de tempo livre.

O pedagogo Marcos Ueda, responsável pelo departamento de e-learning de escolas como Cel Lep e Instituto Goethe, concorda e acrescenta que, além do perfil citado, alunos que aprendem à distância ganham mais desenvoltura com computadores. "É necessário possuir intimidade com a informática e isso faz com se veja principalmente dois tipos de usuário nestes ambientes: o 'imigrante' e o 'nativo' digitais".

De acordo com Ueda, o primeiro grupo corresponde à classe de pessoas com mais de 45 anos que não nasceram na era do PC, mas que devido ao trabalho, se familiarizaram com a tecnologia. Já o segundo time representa a geração que veio ao mundo conjugando termos como bits e bytes.

Comprometimento

Dessa forma, se por um lado conhecimento tecnológico e disciplina pessoal são fundamentais ao aprendizado à distância, a falta deles pode impossibilitar a prática do estudo. "Quem não possui esses atributos vai depender muito da filosofia do ministrante do curso", explica o consultor Fujita. "Interatividade é fundamental e mantém a motivação do aluno —quando isso não existe, a taxa de evasão é alta".

Especialistas ouvidos pela reportagem apontam que um bom site de ensino de idiomas à distância deve:

Abusar da interatividade, com salas de chat textual e audiovisual, perfis de e-mail exclusivos, comunicadores instantâneos internos e tudo o que favoreça a atuação do usuário com o ambiente virtual,

Ter interface ou software de fácil utilização, com visual que preze a agilidade na navegação e acessibilidade do aluno junto aos professores e suporte técnico para elucidação de dúvidas,

Oferecer visão moderna do idioma ensinado, com vocabulário vasto e frases que prezam a construção contemporânea de expressão verbal.
SITE DE E-LEARNING IDEAL
A analista comercial Thayanne Santos nunca havia considerado aprender um idioma através do PC até um curso destes, em versão paga, ser sugerido pela empresa em que trabalha.

"Sempre imaginei que não aprenderia muita coisa, mas acabei me surpreendendo." Até então, o máximo que a analista havia feito em matéria de e-learning fora a checagem de conteúdo complementar online de um curso convencional de alemão que fazia.

Estudante de inglês para negócios, a analista confirma a necessidade de disciplina e empenho para quem quer falar um novo idioma. "Meu aproveitamento só passou a ser bom quando comecei a reservar uma hora do meu dia exclusivamente para a tarefa. Sem dedicação, é bastante difícil."

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