UOL Notícias Tecnologia

26/11/2007 - 07h02

Conheça seis sites gratuitos de ensino de idiomas na Web

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
Você já sabe que o aprendizado online gratuito de idiomas é possível com dedicação e disciplina pessoal. Mas, antes de começar os estudos, tenha em mente que a qualidade dos sites encontrados na rede varia bastante. Vale a tentativa —e caso você se frustre, há sempre opções mais profissionais, com mais recursos.

O UOL Tecnologia selecionou seis páginas que prometem ajudar a dominar outros idiomas. Confira a análise delas abaixo e faça a sua escolha:

UOL Educação | BBC
Na parceria entre o maior portal da Internet brasileira e a estatal britânica, o usuário encontra interface traduzida para o português. Ela é dividida em exercícios de leitura; testes; gramática e vocabulário; audição e aulas completas. O nível vai do básico ao avançado.

Apesar da ausência de ferramentas de interação, como salas de chat exclusivas, e a baixa oferta de conteúdo audiovisual, os links são extensos e abordam assuntos contemporâneos relacionados à cultura do Reino Unido. A confiabilidade da estação televisiva também conta pontos a favor.

BBC Languages
Destinado aos que já dominam o inglês e desejam aprender mais uma língua, o site britânico da BBC oferece sete idiomas para aprendizado —entre eles, grego e urdu (língua do Paquistão). Mas, a real ênfase fica concentrada em espanhol, francês, alemão e italiano.

A navegação é um tanto confusa, mas os links dão soluções rápidas para quem quer adquirir uma noção básica do idioma, com a transmissão, em áudio, de frases frequentemente utilizadas na língua estudada. O aspecto negativo é que só quem superou o estágio "the book is on the table" compreende as aulas, totalmente feitas e explicadas no idioma da rainha Elizabeth 2ª.

Mango Languages
Também restrito a quem já tem noções de inglês, o site ensina 11 idiomas diferentes —de línguas tradicionais, como espanhol, francês e alemão, a outras inusitadas mas não menos importantes, como mandarim e russo. As ferramentas incluem arquivos de áudio (que você pode baixar diretamente para iPod, por exemplo) e significado e pronúncia correta de vocábulos por som.

Em versão beta, o site é promissor. O "porém" reside na interface exclusivamente pensada para quem fala inglês —apesar disso, há duas modalidades extra dedicadas a ensinar inglês aos fluentes em espanhol e, acredite, polonês.

A oferta de sites gratuitos cresce na Web, mas quem se dispõe a pagar pelo ensino online de idiomas não está desperdiçando dinheiro. Ferramentas de escolas virtuais de idioma são cada vez mais populares entre usuários domésticos e grandes empresas.

Com preços que começam, geralmente, em R$ 100 por mês, a English Town atende a 10 mil alunos no Brasil. A escola oferece aulas de conversação com professores nativos no idioma e integra áudio e vídeo à interface.

Mais focada no universo corporativo, a Global English também oferece e-learning de inglês e suporte ao usuário 24 horas por dia, sete dias por semana. Para isso, cobra a partir de US$ 195 por três meses de ensino.

"Nossa carteira de clientes é mais focada no setor de pessoa jurídica", informa o diretor da empresa no Brasil, José Ricardo Noronha. "Dos 15 mil alunos a que atendemos no país, diria que 99% são deste segmento".
SITES PAGOS: MAIS RECURSOS
No teste feito pelo UOL Tecnologia, o site foi carregado facilmente, e as aulas mostraram uso de linguagem atual e de simples compreensão.

Language Guide
Apesar da interface simples e da falta de interatividade —esqueça salas de chat ou fóruns—, disponibiliza arquivos de áudio e aulas na própria página. Oferece, também, didatismo superior ao dos outros sites em português avaliados. O site permite o aprendizado de 11 idiomas, incluindo português. O destaque fica com a oferta de japonês, hebraico e árabe.

Para navegar pelos idiomas, é preciso selecionar sua língua nativa numa aba superior da home page. Feito isso, escolha o desejado. Para compreender vocábulos estrangeiros, basta posicionar o cursor do mouse sobre a palavra para ler a sua descrição em português e ouvir a pronúncia correta num plug-in de áudio.

Na visita feita pelo UOL Tecnologia, o link para "ajuda" estava inoperante.

Inglês Curso
De autoria brasileira e com interface em português, tem pouca interatividade. Isso compromete a diversão de quem tenta aprender inglês remotamente (a única língua ensinada na página). Além disso, não tem navegação confortável.
O internauta realiza um teste em que menus dropdown encaixam palavras em espaços em branco. Feito isso, recebe uma classificação e, supostamente, passa a receber o envio de e-mails com as lições. O curso é gratuito, mas há a oferta de venda de um pacote de CD-ROMs que complementa o ensino.

Na visita do UOL Tecnologia, a sala de chat apresentou erro no carregamento, mas há um fórum disponível para postagens.

Weblinguas
Da mesma forma que o Inglês Curso, este não disponibiliza as aulas em sua página. O envio delas é prometido para o e-mail do usuário e as respostas estão disponíveis no site e divididas por lição.

Além do português, são oferecidos inglês, espanhol e francês. Curiosamente, o próprio site avisa que "não substitui o método tradicional de aulas reais com professores" —o que levanta dúvidas sobre a serventia da proposta.
A navegação é básica, e a interatividade, nula. Há uma sala de chat que apresentou erro na utilização feita pelo UOL Tecnologia na apuração da matéria.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host