UOL Notícias Tecnologia

30/11/2007 - 07h06

Mitos e verdades: a TV digital será interativa ou não?

RAFAEL RIGUES | Para o UOL Tecnologia
Apesar do apelo da resolução e da qualidade de imagem, a tão prometida interatividade da TV digital não vai dar as caras por enquanto. Segundo os fabricantes, a plataforma de interatividade do SBTVD, chamada Ginga, ainda não está totalmente definida, e portanto ainda não é possível desenvolver produtos compatíveis com esta tecnologia.

No futuro, aparelhos equipados com Ginga nos permitirão ler notícias ou consultar a previsão do tempo sem sair da frente da TV, interagir com os programas (por exemplo, votar pela TV em um concurso), consultar a sinopse e elenco de um filme, saber onde comprar aquele vestido que a atriz está usando na novela e, talvez, até mesmo fazer compras ou ir ao banco sem levantar do sofá.

A má notícia é que, se você for um dos primeiros a comprar um conversor ou TV compatível como nosso sistema de TV digital, terá de trocá-lo por um modelo mais avançado quando o Ginga estrear, se quiser desfrutar da interatividade.

Portabilidade

Outra novidade da TV digital é a TV portátil. As transmissões no SBTVD são divididas em 13 partes ou segmentos. Um deles é reservado para transmissão para dispositivos móveis, chamada 1seg. Com um sintonizador apropriado, você vai poder assistir TV em seu notebook, no videogame ou no celular, mesmo em movimento.

A imagem não tem a alta definição da transmissão para os aparelhos de TV, já que as telas destes aparelhos são menores, mas mantém a mesma qualidade (limpa, sem interferências e com nitidez excepcional) e tem som estéreo.

Como o sistema 1seg usado aqui é idêntico ao japonês, aparelhos comprados lá devem funcionar aqui sem maiores problemas. No Japão já há sintonizadores de TV digital para videogames como o Nintendo DS e Playstation Portable, além de TVs portáteis, com telas LCD de 3 polegadas que também funcionam como MP3 player. Até mesmo alguns celulares já vem com um sintonizador 1seg embutido.
Mais TV Digital no UOL Tecnologia
CW | Folha | Home Theater | IDG Now! | Info | Olhar Digital | WNews
Quem assistirá a estréia da TV digital no Brasil?
Idec aconselha que consumidor aguarde alguns meses
Interatividade ainda tem 3 etapas a serem vencidas, diz ministro
TV digital móvel estréia no Brasil, mas não no celular
Costa diz que preço de conversores vai cair em seis meses
Set-top box à parte ou TV com conversor integrado?
Saiba como escolher produtos para receber a TV digital em casa
Saiba como escolher o conversor certo
TV Digital em alta definição revela detalhes e defeitos das produções
Emissoras preparam mudança para alta definição
Conheça a evolução da TV
How Stuff Works: como funciona a TV digital?

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host