UOL Notícias Tecnologia

30/11/2007 - 07h05

Mitos e verdades: você não precisa de LCD ou plasma para ter TV digital

RAFAEL RIGUES | Para o UOL Tecnologia
TVs de Plasma ou LCD (também chamadas pelos fabricantes de "TVs de tela fina") não são um pré-requisito para TV de alta definição ou mesmo TV digital. Embora sejam raras (e caras), há TVs de tubo capazes de exibir imagens em alta definição. E é possível exibir um sinal de TV digital naquela TV de tubo da década de 80 na sua sala de estar: só é necessária uma forma de converter o sinal digital para um formato que a TV possa compreender —é aí que entram os conversores ou "set-top boxes", caixinhas como aquelas da TV a cabo.

TVs de tela fina são preferidas em sistemas de alta definição porque exibem com melhor clareza os detalhes da imagem e, por ter a tela plana, não a distorcem.

Para o consumidor, elas têm a vantagem de ser mais leves e ocupar menos espaço, além de representar um símbolo palpável da evolução da tecnologia: antes a TV era aquele caixote quadradão com imagem cheia de chuviscos no canto da sala, hoje pode ser uma tela fininha com imagem perfeita pendurada na parede.

Mas há dois fatores que você deve levar em conta antes de gastar seu precioso dinheirinho com a empolgação da TV digital —nem toda TV de tela fina é de alta definição, e a maioria delas atualmente só recebe o sinal analógico (sim, você economiza no espaço da TV, mas continua precisando do conversor de sinal).

Assim como os monitores de computador, TVs de LCD ou plasma só podem trabalhar com a resolução de imagem máxima para a qual forma projetadas. As TVs LCD mais baratas do mercado, por exemplo, não são TVs de alta definição —são classificadas como EDTV (ED de "enhanced definition). São TVs com resolução "aprimorada", mas ainda assim não boa o suficiente para a tal HDTV (HD de "high definition").

Além disso, a esmagadora maioria das TVs de tela fina vendidas atualmente no mercado só é capaz de receber os sinais do sistema analógico de TV, já que não têm o sintonizador embutido para TV digital. Ou seja, tecnicamente são TVs analógicas, apenas com um tipo de tela diferente. Este é nosso terceiro ponto:TV de tela fina não é necessariamente TV digital, nem TV de alta definição.

Muitas das novas TVs que estão chegando ao mercado agora no fim do ano combinam as três coisas. Elas são TVs de tela fina, de alta definição e TVs digitais, já que trazem o sintonizador embutido. Mas agora você sabe que uma coisa não leva necessariamente à outra —e que talvez valha a pena deixar o "tumulto" passar para escolher sem afobação qual a melhor alternativa para sua sala de estar ou home theater.
Mais TV Digital no UOL Tecnologia
CW | Folha | Home Theater | IDG Now! | Info | Olhar Digital | WNews
Quem assistirá a estréia da TV digital no Brasil?
Idec aconselha que consumidor aguarde alguns meses
Interatividade ainda tem 3 etapas a serem vencidas, diz ministro
TV digital móvel estréia no Brasil, mas não no celular
Costa diz que preço de conversores vai cair em seis meses
Set-top box à parte ou TV com conversor integrado?
Saiba como escolher produtos para receber a TV digital em casa
Saiba como escolher o conversor certo
TV Digital em alta definição revela detalhes e defeitos das produções
Emissoras preparam mudança para alta definição
Conheça a evolução da TV
How Stuff Works: como funciona a TV digital?

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host