UOL Notícias Tecnologia

30/11/2007 - 07h00

Descubra se vale a pena entrar na onda da TV digital

RAFAEL RIGUES | Para o UOL Tecnologia
Começam neste domingo (2/12) as transmissões da TV digital brasileira, em meio a uma verdadeira confusão que ainda paira sobre a cabeça dos telespectadores. Pouca gente sabe direito o que é a TV digital, como funciona e o que vai precisar para ver as tais imagens em alta definição.

A mudança mais visível é a qualidade de imagem. Há quem acredite que uma TV LCD é automaticamente uma TV digital, o que é errado; que será necessário comprar uma TV nova e enorme para assistir, o que também é errado; ou que a TV digital vem por meio de uma conexão à Internet, ou tem alguma ligação com ela (errado de novo).

O UOL Tecnologia buscou as principais dúvidas, separou o que é novidade do que é mera tentativa de lhe vender um televisor novo e apresenta a seguir um mapa para que você se oriente diante da nova sopa de letrinhas que chega ao mundo da TV (navegue pelo menu ao lado).

A boa notícia é que, para poder aproveitar toda a qualidade de som e imagem da TV digital, você não vai precisar trocar sua velha TV de tubo. A má é que, se quiser entrar na onda agora, vai ter de gastar com alguns equipamentos, e bem mais do que originalmente se esperava.

Na verdade, o processo é simples: para receber os sinais digitais em sua casa, você só precisa estar em uma área com cobertura de sinal (inicialmente em São Paulo, e ao longo de 2008 em todas as capitais), de um receptor e de uma antena UHF comum, além de sua velha e boa TV de tubo que já o acompanha há anos. Mais nada. A tecnologia não é exorbitantemente cara (mas é mais salgada do que o governo previa) e não há nenhum tipo de taxa ou mensalidade associada ao serviço.
Mais TV Digital no UOL Tecnologia
CW | Folha | Home Theater | IDG Now! | Info | Olhar Digital | WNews
Quem assistirá a estréia da TV digital no Brasil?
Idec aconselha que consumidor aguarde alguns meses
Interatividade ainda tem 3 etapas a serem vencidas, diz ministro
TV digital móvel estréia no Brasil, mas não no celular
Costa diz que preço de conversores vai cair em seis meses
Set-top box à parte ou TV com conversor integrado?
Saiba como escolher produtos para receber a TV digital em casa
Saiba como escolher o conversor certo
TV Digital em alta definição revela detalhes e defeitos das produções
Emissoras preparam mudança para alta definição
Conheça a evolução da TV
How Stuff Works: como funciona a TV digital?

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host