UOL Notícias Tecnologia

13/12/2007 - 07h11

Entenda termos da telefonia celular com um glossário

RAFAEL RIGUES | Para o UOL Tecnologia
O mundo da telefonia celular é cheio de siglas e termos estranhos. É fácil ficar perdido. Alguns, como SMS, já são velhos conhecidos, mas outros, como GPRS ainda são um mistério para muitos.

O UOL Tecnologia detalhou alguns deles —veja os significados.

Clamshell - Refere-se ao formato do telefone. A tampa, contendo a tela, fecha-se sobre o teclado como uma concha (daí o nome). O primeiro celular a usar este formato foi o Motorola StarTAC, em 1996. Exemplo: aparelhos da série Motorola RAZR

Candybar - Refere-se ao formato do telefone. O teclado fica logo abaixo da tela e o aparelho é uma única peça, sem partes móveis. O nome se refere ao fato de que o formato lembra uma barra de chocolate. Exemplo: Sony-Ericsson K770, W800

Slider - Refere-se ao formato do telefone. O teclado desliza para debaixo da tela, o que reduz o tamanho do aparelho quanto não está em uso. Nokia N95

Smartphone - Telefones celulares avançados, que englobam funções que seriam comuns em um computador de mão. Têm recursos de organização pessoal como agendas, listas de tarefas e leitor de e-mail, bem como a capacidade de sincronizar estas informações automaticamente com um PC. Também podem ter leitor de documentos (compatível com os formatos do Microsoft Office, por exemplo), navegador web e aceitar a instalação de programas extras, desenvolvidos pelo próprio fabricante ou por terceiros. Costumam ter hardware avançado, como câmeras de alta resolução, módulos GPS e interface de rede sem fio (Wi-Fi).

SMS - Short Message Service. Permite o envio de mensagens de texto de até 160 caracteres entre telefones celulares. Popularmente conhecido como "torpedo".

MMS - Multimedia Messaging Service. Permite o envio de mensagens com conteúdo multimídia, como fotos, vídeos e sons, entre telefones celulares.

T9 - Abreviatura de "Text on 9 Keys". Sistema de predição de texto que facilita a escrita de mensagens usando o teclado numérico de um celular. Cada tecla corresponde a um grupo de letras ("a", "b", "c" na tecla 2, "d", "e", "f" na tecla 3...). O usuário digita a mensagem letra a letra, pressionando o número correspondente. Por exemplo, "amigo" é escrito como "26446". O sistema compara a sequência de teclas digitada com um dicionário interno e sugere palavras correspondentes. Novas palavras podem ser adicionadas ao dicionário pelo usuário. É usado em quase todos os telefones celulares do mercado para facilitar a composição de mensagens de texto e e-mails. Aparelhos da Motorola usam um sistema concorrente, mas de funcionamento similar, chamado iTap.

3G - Third Generation. Família de padrões estabelecidos pela União Internacional de Telecomunicações (ITU - International Telecomunications Union) para a terceira geração de sistemas de telefonia celular. Para o consumidor o termo está associado a acesso móvel à internet em alta velocidade (em teoria até 14 Mbit/s, muito mais rápido que as conexões de banda larga via ADSL/Cabo atuais) e recursos avançados como video-chamadas. No Brasil, a Claro é a primeira operadora a implementar redes 3G, inicialmente em cidades como Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

GPRS/EDGE - Sistema de transmissão de dados em redes de telefonia celular GSM, também apelidado de "2.5G". Possibilita velocidades de download de até 230Kb/s.

GSM - Global System for Mobile communications. É o mais popular padrão para redes de telefonia celular no mundo, com mais de 82% do mercado em 212 países, atendendo 2 bilhões de pessoas. No Brasil é usado por todas as principais operadoras de telefonia celular: TIM, Vivo, Claro, Oi e Brasil Telecom.

SIM Card - Subscriber Identity Module. Cartão usado em telefones celulares GSM que armazena informações sobre a linha, permitindo que o usuário troque o aparelho sem perder o número de telefone. Também tem memória interna (que varia de acordo com a geração do cartão e operadora) usada para armazenamento de dados como agenda de telefones, registro de chamadas e mensagens SMS recebidas/enviadas.

SIM Lock - "Trava" implementada em celulares GSM que só permite que funcionem com SIM Cards de uma operadora específica. Usada por operadoras como forma de garantir a fidelidade do usuário, permitindo a venda do aparelho a um preço muito baixo (subsidiado) e a recuperação deste valor a longo prazo no plano escolhido pelo cliente. Várias lojas e sites na internet oferecem serviços de remoção desta trava ou instruções sobre como fazê-lo, possibilitando o uso do aparelho com qualquer operadora GSM. Muitas operadoras também oferecem o serviço mediante pagamento de uma taxa e cumprimento de um período mínimo de uso do aparelho em sua rede (geralmente um ano).

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host