UOL Notícias Tecnologia

14/12/2007 - 10h01

Codecs permitem ao PC "enxergar" formato correto de áudio e vídeo

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
Nem XP, nem Vista possuem todas as bibliotecas de codificação ("codecs") para reproduzir todos os tipos de vídeo. Arquivos no formato QuickTime, por exemplo, precisam do software QuickTime. O mesmo vale para o RealMedia e assim por diante. Até o formato .AVI, o mais comum e genérico para filmes na Internet, também pode ser produzido usando codecs não disponíveis no Windows.

Há dois métodos para reverter a situação: instalar os codecs específicos ou procurar por pacotes completos que instalem tudo o que você precisa. Esta é a opção mais recomendada, até mesmo para usuários avançados, visto que, às vezes, o registro do Windows se corrompe com tanto instala-desinstala de codecs específicos.

São três os principais codecs de vídeo: DivX, Xvid e ffdshow. Este último é um super-genérico que consegue reproduzir praticamente todos os formatos de vídeo, inclusive, os próprios DivX e Xvid. Mas recomenda-se ter os três instalados, pois em arquivos de alta resolução a qualidade de vídeo é inferior usando-se apenas o ffdshow.

Nos recomendados, porém, baixar um pacote completo com todos os codecs e adicionais. Há várias opções, gratuitas, na Internet —em nossos testes, identificamos a mais prática, menos problemática e mais simples: K-Lite Mega Codec Pack.

Com o pacote K-Lite, você tem vários codecs e um player super leve para abrir seus arquivos de vídeos. Na hora de instalar, se você deseja apenas assistir aos vídeos, escolha a opção 'playback only'. Se você quer trabalhar com edição de vídeos, escolha 'playback and encoding'.

Usuários avançados podem personalizar a instalação e escolher quais codecs instalar. Em todas as opções, você poderá assistir a vídeos QuickTime e RealMedia sem necessidade de instalar os pesados softwares das empresas responsáveis pelos formatos.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host