UOL Notícias Tecnologia

14/12/2007 - 10h06

Aprenda a gravar DVDs com menus, legendas e capítulos

LILIAN FERREIRA | Do UOL Downloads
Você costuma gravar seus filmes em DVD? Que tal, além do filme, você ter menus animados, separação em capítulos e seleção de legendas como nos DVDs profissionais?

Os softwares de autoração de DVD fazem exatamente isso e estão cada vez mais acessíveis aos usuários domésticos. A grande maioria ainda é paga, mas vários programas possuem versões de teste que podem ser baixadas da Internet. O DVDStyler é um soft de código aberto que cria DVDs a partir da importação de imagens e vídeos com a possibilidade de criação de menus, suporte a textos e botões personalizados e navegação entre capítulos.

Alguns editores de vídeo como o Adobe Premiere Pro possuem aplicativos conjugados para a autoração de DVDs, então é possível editar vídeos e também criar menus, canais de áudio e capítulos com um único programa. O Pinnacle Studio e o Nero também não são softs específicos para autoração de DVDs, mas dão conta do recado.

Entre os programas desenvolvidos para essa tarefa, destacamos o Ulead DVD MovieFactory, o Cyberlink PowerProducer e o Roxio Easy Media Creator.

O DVD-lab PRO é uma boa pedida para iniciantes. Possui um guia passo a passo que ajuda na criação dos DVDs, com escolha do sistema de imagem e opções de conteúdos na mídia (só o filme, filme mais menu etc) e ainda disponibiliza dicas indicando os próximos passos. Lembre-se que no Brasil, usamos o sistema NTSC para DVDs.

A interface é similar a de um editor de vídeos, com janelas para o projeto, timeline, recursos e visualizador. Você pode acrescentar os filmes usando o sistema drag-and-drop (arrastar e soltar). Ele trabalha com MPEG2, mas possui um conversor embutido para transformar áudio e vídeo nos formatos aceitos pelo programa. É freqüente dar erro se o seu vídeo não está em boa resolução ou em formato para DVD. Quando isto acontecer, basta coverter o arquivo.

Pronto para começar? Veja tutoriais preparados pelo UOL Tecnologia:

Álbum passo a passo ensina como inserir áudio, vídeo e imagem
Álbum passo a passo ensina como criar menus
Álbum passo a passo ensina como criar legendas

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    filme, você ter