UOL Notícias Tecnologia

20/12/2007 - 07h05

Songbird une música e browser na mesma interface

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
Presente em milhões de desktops, notebooks e até em celulares, o Windows Media Player já vem instalado no Windows e costuma ser o primeiro tocador multimídia de quem quer ouvir música no computador. Por comodismo ou desconhecimento, o software da Microsoft acaba tomando o lugar de programas alternativos e que têm funções inéditas entre esse tipo de programa.

Um exemplo de software promissor, mas desconhecido por muitos, é o Songbird. Baseado em código-fonte da Fundação Mozilla (a mesma do browser Firefox e do e-mail Thunderbird), ele é uma jukebox digital que reúne funções atualizadas de navegador Web e permite que aplicativos sejam adicionados para melhorá-lo.

Imagens dos programas

Vantagens

O Songbird traz uma interface limpa e intuitiva que facilita a navegação na Internet. O software concentra o acesso às suas funções numa coluna localizada à esquerda e lembra o Apple iTunes na disposição dos comandos.

O usuário pode digitar títulos de faixas numa caixa de busca, acessar o site e baixar tudo diretamente pelo Songbird, sem a necessidade de abrir mais uma janela.

O programa usa o buscador Skreemr para localizar músicas gratuitas na Web. Outras procuras podem ser feitas por sites como Google, Yahoo! e Wikipedia.

Desvantagens

Está certo que concentrar acesso à Web e player musical numa mesma interface é um diferencial.

Só que o fato de espremer a janela do browser em meio a sua interface, impede o Songbird de protagonizar o papel de navegador. Na versão testada pelo UOL Tecnologia, a navegação por abas foi incluída. Antes, ela não existia.

Permite visualização por artista, álbum, músicas, gênero, ano de produção, avaliação e recém-adicionados. Não permite tantas customizações na organização das informações. Mostra as capas dos álbunsBibliotecaPermite visualização por artista, álbum, músicas, duração das faixas, gênero, ano de produção e outras —tudo disposto de forma organizada e altamente customizável. Não mostra as capas dos álbuns
Basta solicitar a criação da lista, selecionar as faixas e arrastar até a área designada, à direitaCriação de playlistsA partir da biblioteca, basta clicar com o botão direito do mouse sobre uma faixa, que será a primeira da playlist. Após nomear a seleção, é só arrastar as faixas até o ícone criado no menu à esquerda
Possui equalizador gráfico, daqueles em que as chaves vão sendo levantadas para regular a afinação do som. Tem, ainda, nivelador de volume para as faixas da bibliotecaEqualização de somNão tem
Reproduz as extensões MP3, WMA e MIDI, entre outrasFormatos suportadosSuporta os formatos MP3, WMA, AAC e OGG, entre outros
PLAYERS DE ÁUDIO
WINDOWS MEDIA PLAYER
Microsoft
SONGBIRD
Pioneers of the
Inevitable LLC

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host