UOL Notícias Tecnologia

20/12/2007 - 07h06

VLC descomplica exibição de vídeos no computador

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
A popularização da Internet banda-larga no Brasil —de julho a setembro de 2007 foram 7,1 milhões de acessos, segundo a consultoria IDC— impulsiona o hábito de se baixar vídeos. Com mais velocidade na conexão, discos rígidos espaçosos e gravadores de DVD, o usuário quer mais do que só arquivos de áudio no PC.

Mas, antes de sair queimando mídias com os vídeos garimpados, é bom ver o que eles contêm. É aí que entram os players multimídia —e neste quesito, mais uma vez, o onipresente Windows Media Player se sobressai. O problema é que nem todos os codecs de vídeos requisitados pelos arquivos baixados estão disponíveis no PC. Logo, não é qualquer vídeo que será lido pelo software da Microsoft.

Veja imagens dos programas

Com o tocador VideoLan Client, o UOL Tecnologia constatou que essa dificuldade é minimizada. Ele não exige a instalação de codecs adicionais para assistir a filmes baixados da Internet.

O VLC é bem sortido neste quesito e abre praticamente todos os tipos de arquivos. O software ainda dá uma mãozinha para os apressados que querem ver o que baixam no torrent ou P2P ("peer-to-peer", ou par-a-par, tecnologia de troca de arquivos entre computadores) antes que o download esteja completo.

Vantagens

Além de ler múltiplos formatos, o VLC exibe filmes em AVI mesmo que estejam corrompidos. Imagine que você encontrou vários episódios do seu seriado favorito na Web e começou a baixá-los.

Porém, no meio do processo, ficou em dúvida se os episódios se tratam mesmo daquela temporada que você queria. Com o VLC é possível visualizá-los antes de terminar o download, em esquema de preview.

Desvantagens

Com visual simples, a interface do VLC pode decepcionar usuários acostumados com outros tocadores multimídia, como o próprio Windows Media Player 11. Isso pode ser mudado com skins disponíveis na Internet.

Bonita e com visual mais arrojado. Permite customizar coresInterfaceApesar de eficiente, tem visual muito simples e não permite customização
Possibilita o ajuste de taxas de brilho, contraste, cores e saturaçãoAjuste de imagemPossibilita o ajuste de tonalidade, brilho, contraste, saturação e gama. Mas o controle não é facilmente acessível para o usuário
Possibilita o ajuste de acordo com o equipamento utilizado para visualização. Mas o comando fica escondido na guia de Opções de FerramentasAspect RatioPossibilita o ajuste de proporção em 16:10, 16:9, 1:1, 221:100, 4:3, 5:4. Basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a imagem
Reproduz as extensões AVI, MPEG, WMV e WM, entre outros. Não suporta DiVX e nem Real MediaFormatos suportadosSuporta os formatos MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, XviD e WMV, entre outros
PLAYERS DE VÍDEO
WINDOWS MEDIA PLAYER
Microsoft
VLC
VideoLAN

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host