UOL Notícias Tecnologia

20/12/2007 - 07h02

Quem precisa do Photoshop na hora de editar imagens?

LILIAN FERREIRA | do UOL Tecnologia
Você já deve ter ouvido falar do popular editor de imagens Photoshop. Talvez, e muito provavelmente, você nem saiba aproveitar todos os seus recursos, já que o programa da Adobe traz os recursos mais avançados do setor.

Se você quer um soft para melhorar e editar suas fotos e aplicar alguns recursos como filtros e efeitos, você não precisa de um programa como o Photoshop. Ele só é indicado para edições muito avançadas como as usadas em revistas, filmes e publicidade. E cada vez mais é possível fazer edições sofisticadas com programas gratuitos.

Veja imagens dos programas

Em vez de usar uma cópia pirata do programa, que tal migrar para um soft que atenda às suas necessidades e não custe nada? O Gimp (GNU Image Manipulation Program) é um software livre para manipular imagens.

Vantagens

Muito parecido com o Photoshop, o Gimp trabalha com camadas, efeitos, histórico e estilos.

Você usa os mesmos recursos e ferramentas do programa da Adobe para fazer suas tarefas cotidianas. Ele, inclusive, segue as mesmas teclas de atalho (com algumas exceções).

É possível criar um arquivo novo com texturas, cortar, rotacionar, ajustar cor e contraste, desfocar, retirar ruídos e transformar a imagem.

Ele possui ainda opções que não existem no Photoshop como ajustar a pressão do pincel (com opções para esvanecer, espalhar e degradê) e transformação em perspectiva. E o principal: é gratuito.

Desvantagens

Apesar de possuir quase todos os recursos do Photoshop, o programa ainda não oferece a mesma quantidade de efeitos e filtros, como layer de ajustes e máscara. Além disso, a compressão de arquivos para salvamento não é tão boa o que gera imagens um pouco mais pixeladas ou com menos qualidade. Muitas das suas funções são adicionadas por meio de scripts que também podem ser personalizados. Você deve procurá-los no próprio site do Gimp ou em outros sites da Internet.

Um desses plug-ins corrige uma freqüente queixa dos usuários: a interface pouco familiar do programa. Para deixar o Gimp com a cara do Photoshop, existe o GimpShop, que tenta reproduzir a estrutura de menus do programa.

A qualidade da imagem é o grande diferencial do programa: possui um sistema de compressão de imagens muito ricoQualidade da imagemA paleta de cores é menor que a do Photoshop e não possui sistema de compressão tão bom, mas as diferenças só aparecem em arquivos muito leves ou com muitos detalhes
Possui toda uma gama de botões e ferramentas facilmente acessíveis pela janela ou teclas de atalho. Tem ainda a opção ACTION, onde você grava ações que repete muitas vezes para serem feitas automaticamente. Entretanto, para usar todos os seus recursos plenamente exige tempo e dedicação para aprenderFacilidadeSegue os mesmos botões, ferramentas e teclas de atalho do Photoshop, mas ainda é menos fácil de usar. Você aciona as ferramentas pelo menu. Requer a instalação de plug-ins para diversas operações
O novo Photoshop CS3 trouxe ferramentas para aprimorar os recursos básicos. Agora, por exemplo, há uma nova ferramenta de seleção que marca mais facilmente os objetos. Além disso, tem tudo o que você precisa para editar fotosRecursos básicosTrabalha apenas com simulação de vetor, em arquivos Bitmap. Além disso, não possui a mesma quantidade de filtros e efeitos do Photoshop
Barras de ferramentas inteligentes e integradas à janela principal. Elas podem ser comprimidas em um canto, acessadas por teclas de atalho ou desaparecer totalmente da tela permitindo uma visualização total da imagemInterfaceMais pobre do que a do Photoshop, com janelas independentes com os recursos e ferramentas. É bom porque se uma janela trava, você não precisa fechar todas. Tem ainda plug-in para ficar com a aparência do Photoshop
O Photoshop possui vários plug-ins que adicionam funcionalidades e também aceita ferramentas desenvolvidas por terceiros, como filtros e pincéisPlug-insPor ser de código livre, recebe constantemente scripts como opção de salvar para Web, estilos de camadas, gradientes e conversão em bloco
Exporta para muitos formatos entre eles os proprietários, que são pagos. Suporta padrão CMYK e RGB (sistema de cores para impressão e para tela, respectivamente)Formatos e padrõesAceita os principais formatos como BMP, TIF, JPG e GIF. Suporta ainda a extensão do Photoshop PSD. Necessita de plug-ins para trabalhar com cores CMYK (sistema para impresso)
EDITOR DE IMAGENS
PHOTOSHOP
Adobe
GIMP
Peter Mattis and
Spencer Kimball

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Photos%>