UOL Notícias Tecnologia

20/12/2007 - 06h59

Compare programas e descubra se vale migrar para o software livre

CAIO TERRERAN e LILIAN FERREIRA| Do UOL Tecnologia
Poucos assuntos dominaram tanto a tecnologia em 2007 quanto a crescente adoção do software livre no mundo. No Brasil, instituições como o Tribunal Superior Eleitoral, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal usam sistemas operacionais e softwares livres. O governo investe internamente na migração e também incentiva usuários comuns a fazer o mesmo em seus computadores pessoais.

A tendência não é exclusiva do Brasil. No mundo, a Comunidade Européia e os Estados Unidos também recomendam o uso do software livre. Gigantes como HP e IBM investem no desenvolvimento desses programas. A Microsoft, por exemplo, reage ao anunciar a venda do Windows a U$ 3 para projetos educacionais em países subdesenvolvidos.


Para aproximar você dessa onda, o UOL Tecnologia realizou um comparativo entre os programas proprietários mais comuns e seus similares livres.

Quer trocar todo o software do PC? Tem um PC que já veio com Windows instalado e prefere não arriscar? Que tal, então, usar apenas softwares livres em vez de "apelar" para a pirataria? Conheça, aqui, programas que podem surpreender você (navegue pelas comparações ao lado).

Por que mudar?

A primeira questão favorável aos softwares livres é o custo. Em geral, eles são gratuitos. Com isso, tanto usuários comuns quanto grandes instituições economizam ao não comprarem programas. O Metrô de São Paulo, por exemplo, deixou de gastar mais de US$ 990 mil com licenças e softs desde 2001.

Há, ainda, uma questão ideológica —os softwares livres pregam a liberdade de cópia, reprogramação e distribuição. Profissionais de todo o mundo trabalham para adicionar novas funções e aperfeiçoá-los. Assim, o governo pode adaptar os softwares para seu uso e ainda estimular o desenvolvimento da tecnologia nacional.

Uso doméstico

A ampliação do uso do software livre também diminui a pirataria. Você pode ter, de graça, programas com as funções que usa atualmente, sem cometer nenhum crime. Outro diferencial: poucas pessoas utilizam todas as ferramentas que um software proprietário oferece, muitas vezes limitando-se àquelas que também estão disponíveis no software livre. E o melhor, a grande maioria tem versões para plataformas como Windows, Linux e Mac.

Entre as atitudes do Brasil para incentivar o uso de software livre entre usuários comuns está a dedução de impostos sobre computadores com sistema operacional Linux. No programa "Computador para Todos", 26 softwares livres auxiliam na popularização do PC.

O usuário, entretanto, ainda não aprovou a idéia. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), 73% dos compradores do PC com Linux do governo pretendem substituir o sistema por Windows. A grande maioria acaba optando por uma cópia pirata.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host