UOL Notícias Tecnologia

01/01/2008 - 08h00

Tela sensível ao toque, GPS e gadgets "verdes" serão destaque em 2008

CINTIA BAIO | DO UOL Tecnologia
O inicio de ano segue sempre o mesmo ritual: depois das festas, é hora de planejar tudo o que queremos de novo nos próximos 366 dias (sim, 2008 é um ano bissexto). Quando o assunto é tecnologia, já dá para incluir na lista de desejos alguns itens como telas sensíveis ao toque, guias de ruas eletrônicos e toda sorte de equipamentos ecologicamente corretos.

O QUE VEM EM 2008
Arte/UOL
Use os links para navegar pela matéria
TOUCHSCREEN, GPS E VERDES
PORTABILIDADE E 3G
DESTAQUES NA INTERNET
DÊ SUA OPINIÃO
Muitos lançamentos já de 2007 prometem dar fim ao duplo clique e aposentar o teclado. Segundo previsões da Technology Pionners, que lista quais empresas devem se destacar no ano, em 2008 não vão faltar telas sensíveis ao toque em notebooks, desktops e gadgets.

Em dezembro, Hilton Locke, da equipe de desenvolvimento da Microsoft, já falava sobre o Windows 7, sucessor do Vista: "Se você se impressionou com a maneira que o iPhone usa tela sensível ao toque, vai ficar maravilhado com o que virá no Windows 7".

O touch screen, como é conhecida essa tecnologia, impressionou muita gente em 2007 com o Surface, mesa digital da Microsoft com tela de 30 polegadas sensível ao toque. Com o equipamento, ações como organizar fotos, sincronizar câmeras e abrir atalhos são feitas com um simples movimento dos dedos.

Confira fotos do Surface em ação

Ainda na lista de criações sensíveis ao toque em 2007, a Apple trouxe o iPhone, que conquistou muitos usuários com os recursos acionados com a ponta dos dedos, e o iPod Touch. Celulares e computadores também se renderam ao recurso, como o aparelho i710, da Samsung, e os computadores TouchSmart IQ770 PC e Pavilion tx1000, da HP.

Tecnologia "verde"

A onda dos eletrônicos ecologicamente corretos também tomou conta do coração e do bolso de muitos fabricantes em 2007. HP e Dell se empenharam em campanhas para produção de PCs e servidores que gastam menos energia, Jobs tirou a Apple da última colocação no ranking das empresas mais verdes, divulgado pelo Greenpeace, e nem mesmo os eletrodomésticos fugiram das regras sustentáveis.

Álbum de fotos: gadgets verdes

Nos nove primeiros meses de 2007, foram investidos cerca de US$ 2,6 bilhões em start-ups que prometem tecnologias mais "limpas" —US$ 800 milhões a mais do que o investido durante todo o ano de 2006.

Para este ano, a tendência deve continuar. De acordo com o Greepeace, 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas todos os anos no mundo. Boa parte disso poderia ser reciclada, como os aparelhos celulares. Segundo uma pesquisa da ABI Research, o número de aparelhos reciclados deve ultrapassar 100 milhões de unidades nos próximos cinco anos.

Se você ainda não levou em conta a natureza na hora de listar os equipamentos "indispensáveis" para 2008, é bom já ir pensando nisso. Se um notebook feito de bambu ainda não te conquistou, que tal começar o ano doando o velho computador encostado para projeto educacional?

Encontrar e ser encontrado com GPS

Há pouco tempo, o GPS —equipamento de localização via satélite— era sinônimo de invasão de privacidade. Quem é que gostaria de ter o seu carro, por exemplo, monitorado 24 horas por dia?

Pelo jeito, a preocupação já não existe —e o que antes era paranóia se transformou em benefício ao usuário, que tem um guia de ruas digital que literalmente "mostra o caminho". O que vimos em 2007 foi uma explosão do sistema —foi GPS em celulares de crianças, em bicicletas, em cadeiras de roda, em desktops e notebooks e até em em presos no Paraná.

GPS
Crédito
Se você é adepto dos sistemas GPS, vai gostar deste equipamento americano que, em vez de dar as coordenadas em um computador de bordo, traça uma linha virtual em seu pára-brisa que aponta a direção a ser seguida.
E as previsões apontam para um futuro onde encontrar e ser encontrado, só com GPS. De acordo com a empresa de pesquisas iSuppli, em 2011, serão vendidos 444 milhões de dispositivos com GPS no mundo. Quatro vezes mais do que o comercializado em 2006.

Segundo uma outra pesquisa, da J.D Power and Associates, 40% dos usuários de smartphone gostariam de ter a tecnologia em seus aparelhos.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host