UOL Notícias Tecnologia

01/01/2008 - 08h02

Redes sociais e buscas semânticas na Web em 2008

CINTIA BAIO | DO UOL Tecnologia
Mesmo com relacionamentos abalados, dados expostos e chuva de spams que tomam conta das páginas de recado, 230 milhões de usuários de Internet no mundo fazem parte de alguma rede social, como o Orkut, Facebook e MySpace.

O QUE VEM EM 2008
Arte/UOL
Use os links para navegar pela matéria
TOUCHSCREEN, GPS E VERDES
PORTABILIDADE E 3G
DESTAQUES NA INTERNET
DÊ SUA OPINIÃO
A popularidade dessas redes é tanta que, em 2007, o Facebook e Google travaram uma guerra para mostrar quem será o melhor quando o assunto é plataforma aberta para aplicações sociais. De olho no sucesso do Orkut no Brasil, a rede de relacionamentos MySpace estreou sua versão em português em 2007.

As previsões apontam que até 2009 o uso de tais redes continuará a crescer. O declínio deve acontecer por volta de 2012. Neste ano, o uso de redes sociais que buscam contatos profissionais deverá se popularizar, como é o caso do LinkedIn, com 17 milhões de usuários no mundo.

A IBM já colocou à disposição de companhias uma ferramenta chamada Lotus Connections, que promete aproximar e cruzar dados profissionais de qualquer funcionário de uma determinada empresa. Já que o jeito é se expor, melhor que sejam os detalhes profissionais.


Web semântica em estudo

Muitos já devem ter ouvido falar em Web semântica no ano passado. Mas o que exatamente significa este conceito e quais as vantagens para o usuário?

Alguns estudiosos, entre eles o criador da Web, Tim Berners-Lee, propõem um conjunto de regras para tornar a busca de informações mais inteligente na Internet. Por exemplo: se a palavra "casa" for digitada, o sistema de busca conseguirá interpretar se você está se referindo a casa como morada ou ao verbo casar.

O objetivo é aproximar a linguagem utilizada nas máquinas da própria linguagem humana. Algumas empresas, como a IBM e o Google já demonstraram interesse em apoiar projetos de w
Web semântica. Por enquanto, as aplicações ainda são restritas à pesquisas, mas é bem provável que já neste ano seja possível conhecer de perto algumas maravilhas da busca inteligente.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host