UOL Notícias Tecnologia

30/01/2008 - 07h00

Transforme o seu PC em um estúdio de música caseiro

CHARLES NISZ | Para o UOL TECNOLOGIA
Todo amante de música já sonhou em ter sua própria banda. E mais: em produzir e gravar seus próprios CDs.

A notícia boa é que hoje a tecnologia dá uma mãozinha para transformar esse desejo em realidade. Na rede (e fora dela) existem muitos programas para fazer som no PC, entre seqüenciadores, editores de áudio ou instrumentos virtuais.

Com esses e outros aplicativos, mais algum investimento, é possível transformar o PC e o seu quarto em um mini estúdio de gravação. Mas esteja preparado: para rodar todas essas funcionalidades você precisará de um computador bem parrudo— os softwares para produção musical consomem muita memória RAM.

Para um PC rodar direitinho todos os aplicativos é preciso, no mínimo, de um processador de 1,5 GHz com núcleo duplo e pelo menos 2 GB de memória RAM.

Os custos do computador e dos equipamentos musicais necessários para que a sua banda produza suas próprias músicas fica entre R$ 5.000 e R$ 6.000. É um custo alto, sem dúvida —e já dá para começar a brincar com bem menos. Mesmo assim, o custo total ainda é bastante convidativo se comparado aos valores para montar um estúdio profissional, ou para adquirir os equipamentos da era analógica.

Para lhe ajudar nessa empreitada musical, o UOL Tecnologia pesquisou alguns softwares de edição e composição e quais são os equipamentos necessários para montar o estúdio no PC.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host