UOL Notícias Tecnologia

15/02/2008 - 16h30

Arte e mobilidade na Campus Party

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
Aliar arte com tecnologia móvel: esta é a idéia do Campus Móvel, área da Campus Party. Sandália com alerta contra perigo e GPS para prostitutas, telão com SMS, sensores de emissão de radiação pelo celular, RPG real e até monitor de fertilidade pelo aparelho. Esses são alguns dos objetos em exibição.

Nada ainda é comercializado, mas a idéia é colocar no mercado e também mostrar a interferência da tecnologia na sociedade atual.

Confira imagens das obras

O que você está achando da Campus Party

A sandália, criada pela estilista Norene Leddy, traz uma tela de LCD na sola (para passar vídeos de propaganda da moça), GPS para localização e alarme localizado em lugar escondido da parte de baixo do sapato. A comunicação é feita por conexão com o celular ou frequência de rádio. A intenção é proteger as prostitutas de perigos comuns na "profissão", mas nada impede que as sandálias sejam usadas por qualquer mulher que quer mais segurança ao andar pela cidade. E ela ainda é confortável.

Veja vídeo de divulgação da sandália

O telão de LCD que mostra mensagens SMS foi chamado de Grafite SMS, por simular uma pichação na tela. Usado durante o TIM Festival, o produto desenvolvido por brasileiros, divulga mensagens não pela Internet ou para uma pessoa específica e sim para todos verem.

Games em celulares e handhelds são a moda do momento. Pensando nisso, Rachel Jacobs desenvolveu o Ere be Dragons/Heartland, um RPG que você joga na vida real controlado pelo celular. Em um mapa virtual o usuário pode ver sua localização e dos demais jogadores por meio de GPS. Com um monitor dos batimentos cardíacos, os cenários e a música alteram-se de acordo com as batidas. Quanto mais saudável é o jogador e menos batimentos têm, mais pontos ele acumula. A criadora pensou também no estímulo à prática de jogos, para tirar as crianças e adultos da frente do computador.

Veja vídeo de divulgação do game

Já no trabalho OVÜ, temos um dispositivo dentro de uma "pulseira rendada" que a mulher coloca no braço ao dormir e monitora os ciclos de fertilidade e envia para o celular dela e do marido, quando ela está em seu período fértil e o momento exato da ovulação. Ótimo para mulheres que tentam engravidar.

Veja vídeo de divulgação do dispositivo

A obra Grampo, de Fábio Fon e Soraya Braz, traz a arte como modo de mostrar para as pessoas a influência da radiação do celular, que passa despercebida boa parte do tempo. Em um painel vários chips acendem apenas com a proximidade dos telefones, apenas com a radiação enviada pelo aparelho. Ele também soa um apito para lembrar quão inconveniente pode ser o celular, que toca no meio do cinema, por exemplo.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host