UOL Notícias Tecnologia

21/02/2008 - 08h00

Beta do Firefox 3 já pode ser utilizado como navegador principal

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
A atual edição do Firefox 3 (apesar de estar na terceira versão beta) está bastante estável e perfeitamente utilizável como navegador principal, caso você já seja um adepto do Firefox, da Fundação Mozilla, em vez do Internet Explorer, da Microsoft. A única ressalva é em relação aos add-ons do navegador. Vários ainda são incompatíveis com o Firefox 3. O download do browser pode ser feito aqui.

O primeiro impacto ao abrir a nova versão beta do Firefox 3 é perceber como a barra de endereços e os ícones estão semelhantes aos do Windows Vista. Ou melhor, um toque híbrido entre as setas de voltar/avançar do Vista com as da Mozilla.

O beta3 é a primeira edição pela qual a Mozilla de fato adicionou novos recursos quando comparado às edições anteriores de teste. No entanto, a maior parte é pouco significativa, ficando na esfera da estética, não da funcionalidade.

O recurso novo mais interessante é a lista de sites em formato grande que aparece na tela quando você começa a digitar uma URL. Em vez de abrir uma mini-janela com os endereços que começam com aquela letra, o Firefox 3 abre uma janela enorme abaixo da barra de endereços, com detalhes sobre o site, título da página e data.

Abas salvas

Outra grande sacada é oferecer a opção de "salvar" as abas do Firefox que estão abertas quando você fecha o navegador. Antes, o recurso não era oferecido, apenas existia caso o Firefox travasse ou não fosse fechado corretamente. Agora, você pode salvar sempre que quiser e, ao abrir novamente o Firefox, todas as janelas previamente abertas são recarregadas.

O gerenciador de downloads, por exemplo, foi bastante revisado e mostra uma escala do progresso na barra de status. A função já estava disponível antes no Firefox, mas apenas por meio de um add-on. Há checagem automática de vírus, de acordo com o antivírus escolhido pelo usuário.

A lista de bookmarks (ou "favoritos" nas versões em português) também melhorou. Uma estrela ao lado da URL na barra de endereços é tudo que você precisa para adicionar o site aberto aos bookmarks, basta clicar. A interface também foi melhorada.

Menu de bookmarks

Na hora de dar zoom nos sites, em vez de aproximar apenas texto, agora o Firefox 3 dá o zoom no texto e nas imagens simultaneamente. Pelo menu de bookmarks (via "smart bookmarks"), você também pode conferir quais os sites mais acessados, as tags mais utilizadas e outros critérios; e navegar por elas.

Mudança subjetiva é a renderização dos sites. Muita gente garante que as páginas abrem mais rápido no Firefox 3 do que na versão anterior, mas os testes ainda não são conclusivos e dependem bastante da programação do site escolhido.
Mais
Add-ons e novos browsers aceleram a navegação
IE ainda bate o Firefox nas corporações
Microsoft vai lançar o primeiro beta do IE8 no 1º semestre de 2008
Apesar de queda, IE ainda domina mercado de navegadores
Firefox aproxima-se de 30% de participação de mercado na Europa
Conheça os 5 principais recursos do Firefox 3

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host