UOL Notícias Tecnologia

25/02/2008 - 07h01

Como saber que é hora de trocar o cartucho e onde recarregá-lo

MARCELO AYRES | Para o UOL Tecnologia
O cartucho já não está imprimindo tão bem, mas você acha que ainda dá para utilizá-lo sem problemas? A tinta preta acabou, logo não há problema em usar o azul-marinho para imprimir aquele relatório, certo? Errado.

Usar um cartucho mais tempo do que o ideal pode inutilizá-lo. Segundo o gerente do laboratório Sender, Carlos Galvão, um sintoma que poucos sabem ser um indicativo de que é hora de trocar o cartucho é quando o produto começa a falhar na impressão ou a apresentar riscos no papel impresso.

Além disso, Galvão explica que não adianta alternar cores ao usar cartuchos coloridos que estão próximos do fim. "Quando uma das tintas acaba ou começa a falhar é preciso trocá-lo, já que a substância precisa se misturar para produzir outras nuances de cor".

Quando isso acontece, o software de controle da impressora continua a enviar ordens para que a tinta seja expelida de dentro do cartucho que, vazio, esquenta circuitos e termina por queimar o dispositivo.

Em suma: para quem pensa em recarregar o cartucho de impressora é essencial fazer um bom uso do produto para que ele tenha vida longa e agüente receber uma nova carga de tinta.

Recarga: pode ser na banca de rua?

Outro ponto a ser levado em conta pelo usuário deve ser a diferença da recarga feita em locais como a banca de jornal do bairro ou empresas que fazem recargas em escala e que controlam a qualidade de todo o processo. Prefira a segunda opção.

Para o gerente geral do Laboratório Sender, Paulo Pernambuco, nas recargas feitas em bancas de jornal não existe um controle de qualidade. "Eles não levam em conta, por exemplo, a parte elétrica do cartucho, que pode estar queimada", afirma.

"Além disso, a tinta utilizada para a recarga deve levar em conta o modelo e a velocidade da impressora". Pernambuco ressalta que "muitas vezes utiliza-se a mesma qualidade de tinta para todos os modelos de cartuchos".

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host