UOL Notícias Tecnologia

25/02/2008 - 07h02

Cartucho de tinta preta remanufaturado rendeu mais que original e compatível

MARCELO AYRES | Para o UOL Tecnologia
Para o teste do UOL Tecnologia sobre cartuchos de impressão na cor preta foi utilizado o modelo HP C9351 (21), que equipa impressoras e multifuncionais de categoria básica da marca.

Para a avaliação de cartuchos compatíveis, foi utilizado um modelo da marca Maxprint. Já para avaliar a performance de um cartucho remanufaturado, o eleito foi um da marca ProPrinter.

Tanto Maxprint quanto ProPrinter possuem sistema de controle de qualidade e oferecem garantia de seus produtos, estendida até para a impressora caso algum problema ocorra.

O teste levava em consideração a cobertura de 5% da página, ou seja, a tinta utilizada cobria o equivalente a esta porcentagem do papel.

Quantidade de tinta varia

A primeira grande diferença entre os cartuchos foi sentida na quantidade de tinta que vem em cada um. O cartucho preto original HP vem com 6,5 ml de tinta. O compatível Maxprint vem com 16,5 ml, e o remanufaturado ProPrinter, com 14 ml. Tanto o compatível como o remanufaturado vêm com mais do que o dobro do original.

O remanufaturado consegue ser recarregado com mais tinta do que os cartuchos originais porque no processo de recarga é eliminada uma pequena "parede" localizada em seu interior —colocada pelo fabricante do original, ela limita pela metade a quantidade de tinta carregada.

Com esse "upgrade", o remanufaturado já consegue imprimir quase três vezes mais que o original, e o compatível, o dobro. Mas, apesar disso, na questão do rendimento de tinta por página, o desempenho do compatível é o pior dos três modelos —gastando, em média, 1 ml de tinta a cada 50 páginas impressas.

O cartucho original consome, em média, 0,9 ml a cada 50 páginas, e o remanufaturado, 0,7 ml a cada 50 páginas. O gerente geral do laboratório Sender, Paulo Pernambuco, justifica que o desempenho do remanufaturado se deve ao fato de ele possuir mais tinta do que um original e, além disso, utilizar a mesma qualidade de tinta.



Observação: A metodologia empregada no teste permite que os cartuchos sejam utilizados apenas até começarem a apresentar falhas de impressão. Logo, a relação entre o número de páginas impressas e o gasto médio a cada 50 folhas pode não corresponder à carga inicial de tinta do dispositivo

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    UOL Tecnologia sobre cartuchos de impressão na cor preta foi utilizado o modelo HP C9351 (21), que equipa impressoras e multifuncion%>