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UOL Tecnologia publica a seguir carta-resposta de representante da empresa e-Fotos acerca de matéria "
Revelação de fotos pela Web é prática, mas resultados podem decepcionar" (06/02/2008 - 07h06), seguida de resposta da redação.
"
Prezados repórter Caio Terreran e ombudsman Tereza Rangel,
Meu nome é Waldyr Alves e sou o diretor geral da empresa e-Fotos.
Sinto ter recebido de um cliente, de longa data e conhecedor de nosso sistema, através de e-mail ao nosso suporte, a indicação indignada da matéria do UOL Tecnologia e o erro grosseiro na informação sobre a interface de edição de itens do pedido, em grande destaque.
Em referência à matéria publicada no site UOL Tecnologia, venho por meio desta expor:
A e-Fotos é uma empresa pioneira na área de revelação digital no Brasil, oferecendo seus serviços através da Internet desde maio de 2000.
Por seu pioneirismo, desenvolvimento e esforço na educação do público sobre as vantagens da fotografia digital, a e-Fotos recebeu o prêmio Performa - 2002 na Categoria Serviço Inovador.
Esse é o mais importante prêmio do mercado fotográfico no Brasil.
O site do portal de varejo Magazine Luiza utiliza nossa solução para revelação de fotografias digitais pela Internet há 4 anos; por todo esse período não temos registro de nenhuma reclamação de qualidade das fotos ou mesmo da usabilidade do site; até agora, após a sua análise e matéria.
O primeiro ponto importante que gostaria de frisar, é que acredito ser importante ao bom jornalismo, que a reportagem escute sempre o outro lado, de forma a evitar erros e danos irreparáveis à imagem e reputação como ocorrido na matéria. É certo que realize testes no anonimato, sem alarde; concordo com a prática do "secret shopper", porém discordo da reportagem não ter procurado nossa empresa após o teste e antes da publicação.
Creio que a audiência do portal UOL tenha que ser informada de forma isenta e justa, o que não ocorreu nesta matéria.
O segundo ponto é sua frase: "À exceção do site Magazine Luiza (que tem envio de fotos em que só se permite enviar um tamanho por vez; caso você queira fotos em dimensões diferentes, terá de enviar em levas diferentes), todos permitem que as fotos sejam enviadas e depois ajustadas uma a uma."
Sua afirmação está equivocada.
O site permite sim que as fotos sejam enviadas e depois ajustadas uma a uma.
Não há a exceção afirmada com destaque.
Também não há necessidade de envios em "levas" diferentes.
Se um cliente desejar diferentes formatos, ele pode sim fazer um único envio; os itens já estarão inseridos no pedido com o formato definido nas preferências, bastando editar uma a uma as fotos que deseja em outro formato.
O sistema é flexível permitindo —e não obrigando como entende-se de seu texto— que o cliente faça diferentes envios e em cada um deles selecione um tamanho de ampliação e acabamentos.
Tudo isso é resultado de 8 anos de aprendizado e evolução, muitos clientes fazem a seleção das imagens em pastas no disco do computador, nomeadas 10x15cm-Fosco, 13x18cm-Borda, etc.
A escolha pode ser feita antes do envio, como também depois dele.
Olhando dessa forma, a limitação não está na e-Fotos e sim nos demais que apenas permitem a escolha após o envio!
Nossa tela principal do sistema de pedidos expresso, e-Fotos Express, traz de forma simples e concisa, o resumo do pedido aberto, a possibilidade de envio de imagens e conclusão expressa em poucos passos diretos; ainda possibilitando iterações diversas ou loop's de novos envios, conferência e edição dos itens.
A simples leitura atenta da tela principal não deixaria dúvidas:
A- Quadro resumo do pedido com a descrição de itens organizados em linhas distintas conforme o tamanho e acabamentos; quantidade, preço unitário e total.
B- 2 (dois) botões para conferência e edição do pedido (caso necessário após a leitura do quadro).
Os botões são "conferir detalhadamente com miniaturas" e "alterar o pedido".
C- Quadro de instruções para o envio de imagens e o respectivo botão "enviar novas imagens como..."
D- Botão de preferências para ajuste de tamanho e acabamentos a serem aplicados quando do envio da imagem e inserção no pedido. A preferência escolhida complementa o nome do botão acima após o "como...". Esse recurso simplifica e economiza passos de escolha de tamanhos e acabamentos após o envio, ficando já gravado na conta do usuário. Não há necessidade de fazer sempre a mesma escolha; se um cliente prefere papel fosco, não há porque sempre ser indagado disso.
E- Botão para conclusão do pedido "finalizar o pedido", direcionando aos passos de endereço e pagamento (check-out).
Assim, no site da e-Fotos, e por extensão ao site de revelação do Magazine Luiza, é perfeitamente possível alterar cada item do pedido seja no tamanho da ampliação, seja em qualquer uma das opções de acabamento ou ainda adicionar novos itens a partir da mesma imagem e, desta forma, evitando que o usuário seja forçado a realizar um novo envio (upload) do arquivo da imagem.
A alteração em lote "Alterar todas as imagens para ..." existe e é nossa criação, adotada por padrão nos demais.
Friso inclusive que esse método foi introduzido pela e-Fotos em 2002, tornando-se o padrão de interface na realização de pedidos de fotos on-line e largamente copiada.
A última grande alteração nesta interface ocorreu em 2006, quando a interface de edição de item de pedido foi redesenhada na tecnologia Ajax e passou a mostrar de forma visual e com ícones, diversos status como 'item setado pelas preferências do usuário' no envio, 'item editado pelo sistema' devido à baixa resolução, 'item visualizado pelo usuário e não editado' (conferência apenas) e 'editado' propriamente dito.
Essa interface é exclusiva e (ainda) não foi copiada por ninguém.
Concluindo, o que diferencia nosso sistema, mostra o espírito inovador e de vanguarda da e-Fotos, foi injustamente criticado e anulado por você, mesmo tendo escolhido o tamanho 15x21cm manualmente em seu pedido-teste.
Ora, como afirmar que não há como editar os itens do pedido um a um, se você mesmo assim o fez?
Seus itens de pedido 15x21cm têm status "edição manual"!
A respeito de sua análise de desvio de cores, eu precisaria ver as fotografias reveladas para qualquer análise.
Observo as miniaturas de seu pedido, e adianto que as imagens enviadas não são boas amostras para teste de revelação em papel fotográfico.
Elas são escuras e algumas têm manipulação gráfica.
Os fabricantes de mini-lab de revelação de fotos digitais indicam fotos reais, sem manipulação ou ainda alvos de calibração e teste.
Anexo um alvo bastante popular, da empresa Photodisc.
Não espere resposta idêntica ao monitor do computador, são suportes diferentes, têm gama distintos.
Além do que é necessário ter um monitor calibrado com densitômetro com diferentes perfis conforme a iluminação ambiente varie de luz natural a artificial.
O monitor emite sua própria luz, enquanto a fotografia reflete a luz ambiente.
Também não se faz comparações com impressões jato de tinta ou laser.
Laboratório fotográfico não é gráfica.
O papel fotográfico não tem resposta para cores sólidas, saturadas, tons luminescentes ou cítricos.
Não há pigmentos na foto e sim cristais de haleto de prata fotossensíveis e estabilizados quimicamente após a revelação.
Nossos equipamentos são calibrados diariamente por horas e com densitômetro, além de uso de papéis e químicos Kodak Prime Lorr.
Os operadores têm décadas de experiência e nossa clientela
A emulsão química do papel foi produzida para situações cotidianas e busca-se na revelação sempre fidelidade ao tom de pele, compensando a iluminação.
De tudo exposto, há que se garantir condições corretas para análises técnicas e comparativas.
Fora disso é gosto ou opinião pessoal.
Sua opinião sobre o papel Fosco "Opção deixa fotos ainda mais bonitas", parece-me completamente fora de propósito. Estatisticamente afirmo a você que a proporção histórica é próxima de 1:1, com pequena vantagem ao papel-Brilho.
Respeito qualquer opinião, mas não espero gosto pessoal em uma matéria jornalística isenta.
Sua análise também não enfatiza nossa embalagem com dupla proteção com plástico-bolha e alma de papelão e o envio gratuito de álbum promocional para acondicionamento das fotografias 10x15cm. Sei que tal prática em geral não é realizada; gostaria de ter lido esta comparação com os demais sites do teste.
Por fim, e não menos importante, sua análise também não possui o quesito "Emissão de Nota Fiscal de Serviços".
Dada a generalizada informalidade do mercado fotográfico, pouco imposto é recolhido constituindo em prática anti-ética e concorrência desleal entre os prestadores.
Gostaria muito de ler ao lado de sua informação e comparação de preços, que emitimos Nota Fiscal Eletrônica de Serviços e a comparação com os demais.
Fomos o primeiro site a emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, conforme determinação da lei 14.097/2005 e do Decreto n. 47.350/2006 do município de São Paulo.
Aguardo sua resposta, correção da matéria e possível retratação, certo que o dano já provocado seja de difícil reparação.
Att.
Waldyr Alves Jr.
Diretor Geral - e-Fotos Ltda."
O e-mail do representante da e-Fotos ocasionou a
correção da matéria. Eis a resposta da redação ao caso:
"A matéria realmente estava equivocada. O referido site, assim como os outros, também permite que as fotos sejam enviadas e depois ajustadas, uma a uma. Para corrigir esta imprecisão da matéria, já publicamos uma errata: http://noticias.uol.com.br/erros/2008/03/10/ult4317u1144.jhtm
Porém, o recurso exige mais cliques e é menos intuitivo que o das outras páginas avaliadas. O diretor do site alonga-se sobre características de seu serviço, enquanto, no comparativo que realizamos, o E-Fotos fica atrás de Americanas.com, Submarino, Fotoptica, Ponto Frio e Saraiva em vários quesitos. O site não oferece, por exemplo:
- Calculadora com preços na mesma página em que se escolhe tamanho e configurações de fotos, atualizada em tempo real com as alterações feitas pelo usuário;
- Aconselhamento, na mesma página em que se escolhe tamanho e configurações de fotos, para que o usuário opte por um tamanho de revelação levando em conta a qualidade do produto final;
- Opção de ajuste automático de qualidade da imagem (o que talvez explique o fato de as fotos terem sido enviadas com cores discrepantes em relação a todos os outros sites avaliados);
- Ferramenta para upload automático de fotos.
Além de uma avaliação objetiva de características dos serviços, também pedimos apoio a especialistas em Arquitetura da Informação, que nos ajudaram a avaliar o site, e também constataram dificuldade de navegação.
Em momento algum nosso objetivo foi desfavorecer algum site em especial —e, inclusive, fizemos avaliações em conjunto com o editor de Fotografia do UOL. Ele nos ajudou a selecionar as fotos antes do envio para os sites testados, e também a avaliar a qualidade de revelação, com itens como fidelidade de cores e nitidez. As impressões continuam em poder da reportagem e servem como base de comparação.
Respeitamos o ponto de vista do representante do site e corrigimos a informação equivocada. Sobre os outros pontos, no entanto, confiamos no processo de apuração que seguimos, crentes de termos apresentado ao leitor uma avaliação isenta e condizente com os serviços fotográficos atualmente prestados na Web brasilera.
Sem mais,
Francisco Madureira
Editor do UOL Tecnologia"