UOL Notícias Tecnologia

16/04/2008 - 09h58

Tecnologia 3G já é realidade em celulares de 80 países

Da Redação
Enquanto a terceira geração da telefonia celular começa a pegar no Brasil, em outros 80 países ela já dá bons passos, principalmente na Europa, Japão e Estados Unidos. Isso desde o início da década.

São 131 milhões de usuários com acesso à Internet em altas velocidades utilizando 3G, seja via WCDMA (evolução das redes GSM) ou EV-DO (evolução do CDMA). Deste total, 51% estão na Europa e outros 45% na Ásia.

Ásia, Europa e Japão são os países com maior concentração de celulares WCDMA, já que o padrão mais utilizado nesses países é exatamente o GSM, assim como no Brasil.

Já a Coréia e os Estados Unidos têm como padrão a tecnologia EV-DO. É interessante notar também que a China é a única que opera em TDSCDMA, uma das cinco tecnologias aprovadas pela União Internacional de Telecomunicações como padrão de acesso de terceira geração.

Os países da América Latina, como Argentina, Chile, Paraguai, Peru, México, Uruguai, Equador e Guatemala iniciaram seus serviços de terceira geração no primeiro semestre de 2007. A maioria deles segue o padrão WCMA/HSDPA, assim como o Brasil.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host