UOL Notícias Tecnologia

16/04/2008 - 11h39

3G é tecnologia para celular e também para modem

Da Redação
Você já deve ter ouvido falar de celular 3G —mas saiba que a tecnologia também é uma alternativa para que busca acesso à Internet. Com a evolução das redes de telefonia e o ganho de velocidade na transmissão de dados, o 3G passou a ser opção às formas tradicionais de banda larga, como ADSL (via linha telefônica) ou cabo.

A vantagem do 3G sobre essas duas tecnologias é a mobilidade —assim, pode ser que em um futuro não muito distante seja possível abandonar a velha conexão banda larga e passar a desfilar com um mini-modem 3G a tira colo em todos os lugares, mantendo seu notebook conectado à Web onde quer que esteja.

A nova tecnologia promete velocidades de até 7,2 Mbps em uma de suas versões mais básicas (WCDMA/HSPDA). Para ter uma idéia, seria possível baixar uma música em cerca de 5 segundos, ou um DVD inteiro em uma hora e meia. No entanto, atualmente a velocidade real do 3G no Brasil fica, em média, de 300 Kbps a 700 Kbps —valor compatível com os de pacotes básicos de Speedy ou Vírtua, por exemplo.

Para que as operadoras consigam trazer a tecnologia 3G a um maior número de cidades, elas precisam assinar contratos de concessão com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para exploração de serviços nas frequências de 1,9 GHz e 2,1 GHz. Após o leilão realizado em dezembro, o processo está parado no TCU (Tribunal de Contas da União), que deve liberar a assinatura no próximo dia 23/04.

Outra tecnologia de banda larga móvel que seria uma alternativa ao 3G é o WiMax, espécie de "Wi-Fi turbinado". No início de abril, a Embratel passou a oferecer a tecnologia a pequenas empresas

3G no celular

Para quem pensa em desfrutar dos serviços de terceira geração no celular, como assistir TV ou fazer vídeo-chamadas, já é bom ir se despedindo do seu velho aparelho e engordando o porquinho para comprar um novo.

iPHONE AINDA SEM 3G
Divulgação
Para quem já tem um iPhone no Brasil, a chegada da tecnologia 3G não vai adiantar nada. O celular da Apple não suporta a nova tecnologia. Por enquanto, troca de dados e acesso à Internet só usando as redes 2G ou 2,5G. No entanto, há rumores de que a versão compatível com 3G será lançada em 2008.
As principais operadoras já oferecem aparelhos da nova geração, mas como a tecnologia chegou há pouco tempo no Brasil, ainda há poucas opções. Mas antes de se empolgar e pegar o cartão de crédito, cuidado —repare em quais freqüências o aparelho funciona. Isso será muito importante quando você for viajar ou quando todas as operadoras começarem a oferecer 3G.

Por exemplo: se o aparelho só funciona em 850 MHz, como é o caso da rede da TIM, o que vai acontecer quando você for para uma região aqui mesmo no Brasil ou em outro país que opere na freqüência 1,9 GHZ ou 2,1 GHz? Ele não vai funcionar. Para tanto, existem aparelhos que funcionam em diversas freqüências, chamados "triband" ou "quadriband".

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host