UOL Notícias Tecnologia

29/04/2008 - 07h01

Fabricantes e usuários ainda apostam na sobrevida do XP

Da Redação
Para a Microsoft, a data para a aposentadoria do sistema operacional XP— presente em 74% das máquinas de todo o mundo— já está marcada: 30 de junho de 2008, quase sete anos depois de seu lançamento.

Mas, por enquanto, os discursos da empresa de Bill Gates ainda não estão afinados e as manifestações de usuários pedindo a sobrevida do XP— sobretudo em Salve o XP— têm colocado em cheque esse prazo.

Em entrevista na última quinta-feira (24/04), Steve Balmer, CEO da Microsoft afirmou que a data da retirada do XP poderia sim ser reconsiderada, dependendo das necessidades dos usuários.

Mas a esperança de usuários pró XP foi apagada poucas horas depois. No mesmo dia, a Microsoft desmentiu a declaração de Balmer afirmando, em comunicado, que "o plano de oferta do Windows XP continua inalterado".

Fiasco do Vista

Boa parte das manifestações a favor do XP, e que tem feito a Microsoft hesitar, acontece em decorrência do fracasso do Windows Vista, lançado no ano passado e que, hoje, tem apenas 13,2% do mercado de sistemas operacionais.

Mesmo com toda a "pirotecnia visual" do novo sistema, o Vista não conseguiu se firmar, o que acelerou o desenvolvimento do próximo sistema operacional da Microsoft, o Windows 7. Em vez de ser lançado em 2010, como era previsto, rumores dão conta que o sistema estará disponível um ano antes, em 2009.

Fabricantes apostam no XP

Além dos usuários, fabricantes de equipamentos também apostam na sobrevida do XP. A Dell já confirmou que continuará a oferecer suporte a computadores com o sistema operacional, mesmo depois de 30 junho.

Já a Asus anunciou que pretende vender 6 Eee PCs com Windows XP para cada 4 com Linux. Assim, baseada nessa previsão, a Asus acredita que venderá 3 milhões de notebooks com o sistema operacional na versão Start Edition em 2008.

Diante de tantas bandeiras a favor do XP, resta saber se a Microsoft conseguirá manter seus planos de parar com as vendas do sistema em menos de dois meses após o pacote de atualizações (SP3) ser disponibilizado.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host