UOL Notícias Tecnologia

02/05/2008 - 10h00

Turbine seu computador para jogar

CHARLES NISZ | Para o UOL Tecnologia
Montar um computador para jogar pode ser comparado à escalação de um time de futebol. Não basta ter uma peça de ponta, é o conjunto que faz diferença.

Mesmo que a placa de vídeo seja uma das melhores do mercado, o funcionamento dela dependerá muito das características dos outros componentes do micro: processador, placa-mãe e memória RAM.

"Ao configurar um computador para jogos, quando se compra um componente mais avançado, você tem que atualizar os outros integrantes da máquina. Isso explica por que configurar um PC para jogar fica tão caro", explica Marco Quezada, coordenador da área de jogos na Campus Party e aficcionado por jogos no PC.

Um dos pontos a ser observado é que as velocidades da memória RAM, da placa de vídeo e do processador devem ser compatíveis. "Muitas vezes, um dos componentes não trabalha tão rápido e desperdiça recursos de um outro componente de melhor qualidade", completa.

Outro fator importante a ser considerado é o disco rígido —é ele o responsável por acessar boa parte dos dados para rodar os jogos. Para escolher o HD mais adequado é necessário saber qual a característica do jogo. "O disco rígido costuma ser um dos gargalos limitadores de um bom desempenho", alerta o especialista.

"Na maioria dos casos um HD com velocidade de rotação de 7.200 rpm [rotações por minuto] dá conta do recado. Mas, dependendo do jogo, é preciso ter um disco rígido com maior velocidade de acesso aos dados", diz Quesada.

Basicamente, podemos classificar os jogos em duas categorias —aqueles com necessidade de acessar os dados a todo momento (os de tiro/primeira pessoa) e aqueles que carregam uma grande quantidade de dados de uma única vez (os de mudança de fase).

"Para os primeiros, um HD com 7.200 rpm é o mínimo exigido. Dependendo do jogo, é necessário apelar para um disco rígido com 10.500 rpm", afirma.

Já para os últimos, "até um HD com 5.400 rpm dá conta do recado, pois o que importa nesse caso é a capacidade de armazenamento. Um exemplo dessa segunda categoria de jogos é o World of Warcraft, exigindo de 8 a 9 GB de espaço em disco", finaliza Quezada.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host