UOL Notícias Tecnologia

06/05/2008 - 09h30

Netscape era a sementinha do Firefox

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Um dia o Internet Explorer já foi considerado uma espécie de piada da Microsoft. E quem a deixava ainda mais engraçada era o Netscape Navigator— o browser mais usado do mundo entre 1994 (data de seu lançamento oficial) até o final da década de 90.

Enquanto outros navegadores ainda não se entendiam com as páginas de Internet e tinham dificuldades para apresentá-las melhor aos usuários, o Netscape era amigo íntimo dos sites.

O programa era excepcional se comparado aos competidores, como as versões anteriores ao Internet Explorer 4. Rápido, o Netscape conseguia reproduzir textos, imagens e animações com fidelidade.

O ápice do browser ocorreu em 1998, quando sozinho detinha mais de 70% do mercado. Entretanto, sua derrocada já havia começado um ano antes. Em 1997, a Microsoft gastou bilhões no desenvolvimento— e posteriormente na divulgação - do seu Internet Explorer 4.

O fato de o IE ser incluído nas vendas do seu sistema operacional Windows só piorou a situação da concorrência. Foi então que a piada perdeu a graça para a Netscape.

Quando já começava o declínio, a AOL resolveu adquirir a Netscape para, logo em seguida, jogar a pá de cal no navegador. Em 2007, foi colocada no ar sua última atualização, a 9.0.0.6.

Para os viúvos, uma boa pedida é o Firefox. O navegador conta com parte do código do Netscape integrado em sua plataforma— e a própria AOL, ao informar a descontinuidade do projeto, passou a indicar o uso do navegador da Mozilla.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host