UOL Notícias Tecnologia

21/05/2008 - 07h01

Facilidade é diferencial de microblogging, que ainda não teve "boom" no país

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
O Twitter e o Jaiku são as duas ferramentas mais conhecidas de microblogging. A primeira, inclusive, já se tornou tão popular a ponto de virar sinônimo de microblogging.

Contudo, o poder de fogo do Twitter está ameaçado. O Jaiku está se juntando oficialmente ao quadro de ferramentas do Google, que o adquiriu em outubro do ano passado.

No quesito mobilidade e acessibilidade, o Jaiku é mais amigável — principalmente para os donos de aparelhos Nokia. Por este link você pode facilmente baixar a versão móvel e utilizá-la até mesmo em aparelhos da segunda geração, mais antigos.

Nesse caso, trata-se de uma ferramenta específica para os modelos da Nokia, mas outros aparelhos não ficam de fora, podendo usar um "widget" específico ou até mesmo SMS (mensagens curtas de texto) para atualizar o seu Jaiku.

O mesmo vale para o Twitter, que pode ser atualizado via SMS e por programas de mensagens instantâneas. Contudo, para postar via SMS no Brasil o usuário tem de pagar taxa internacional para cada mensagem curta enviada.

Twitter e Jaiku: ascensão

Ambas as opções foram lançadas em 2006 e foram, gradativamente, ganhando fãs mundo afora. Desde o ano passado, o Twitter tem sido usado das mais variadas formas em empresas de tecnologia, universidades, agências de notícias e até mesmo em campanhas políticas nos Estados Unidos.

No Brasil, o fenômeno vem crescendo, mas ainda a passos curtos. Afinal, os blogs continuam com bastante popularidade por aqui. É só uma questão de tempo.

A geografia é outro fator crucial para os microblogueiros. Cada usuário precisa cadastrar a cidade e o país de origem. Como os textos são curtos, fica fácil pessoas de uma mesma cidade começaram e ter uma rápida "conversa" e até mesmo marcarem encontros para um café ou uma pizza. Há ferramentas na internet com essa finalidade específica, ou seja, agregar usuários de um mesmo raio geográfico.

Um site bem interessante para entender a noção de proximidade pelo microblogging é o Twittearth. Mesmo sem se cadastrar, é uma tentação ficar olhando o "planeta" girar e o pessoal conversando entre si ou, simplesmente, microblogando idéias.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Twitter e o Jaiku são as duas ferramentas mais conhecidas de microblogging. A pri%>