UOL Notícias Tecnologia

21/05/2008 - 07h03

Microblogueiros no Brasil vão de iniciantes da Web a dinossauros da blogosfera

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
Para traçar um perfil (ainda que tímido) do microblogging no país, vale a pena visitar o ranking da "twittosfera" brasileira criada pelo blogueiro Cristiano Dias.

É interessante notar, porém, que a maioria dos 20 participantes no ranking são profissionais bastante antenados no mundo da tecnologia e que vêm de longe, desde as primeiras novidades na internet.

Um deles é o publicitário Guilherme Loureiro. Dinossauro da internet desde 1995, ele nunca viu muito sentido no Twitter, ferramenta que conheceu quando sua esposa criou uma conta para falar do dia-a-dia dela.

Achou a proposta ruim e desistiu de microblogging, mantendo outro blog, mais antigo, sobre games.

"Mas o meu sonho era falar no blog sobre tudo que eu curto, como quadrinhos, games, cinema e jogos de RPG", explica. "Criar um blog para cada uma dessas coisas seria muito trabalhoso, tanto para escrever, quanto para criar de fato e aí eu vi no Twitter uma solução para isso".

Segundo Loureiro, o fato de poder lançar notícias ou coisas interessantes foi o que o fez adotar o serviço.

Uma das exceções no ranking é o carioca Kleverson Neves, que além de marinheiro de primeira viagem nas maravilhas da internet, não tem computador em casa e precisa atualizar seu twitter de lan houses.

Marinheiro de primeira viagem

Grande entusiasta do Twitter, Neves é cético sobre o futuro do microblogging no Brasil. "Apesar de o Brasil continuar sendo campeão em acesso residencial de internet, muitos jovens se limitam à tríade Orkut, MSN e sala de bate-papo, razão pela qual não vejo muito futuro para os sites de microblog no Brasil", pontua.

Segundo ele, que há quatro anos teve seu primeiro contato com internet, seu primeiro post no Twitter aconteceu em 2007, quando descobriu o serviço por acaso.

Hoje, com um dos twitters mais acessados do Brasil e sempre ávido por novidades, Neves percebe uma curiosidade: a ferramenta é popular entre os orientais. "A maioria dos microblogs é de asiáticos", diz. "Deve ser porque eles conseguem ser bem sucintos", opina.

Neves lista os serviços brasileiros Gozub e Telog como "tradicionais" e dá dicas de outras plataformas para microblogging. "O Meetango é em inglês, mas criado pela equipe do Gozub, já o Qfilme é direcionado para comentários de cinema, DVD e filmes em geral" explica. "O Twitter e os clones que existem hoje mudaram a cara da blogosfera".

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    ranking d%>