UOL Notícias Tecnologia

26/05/2008 - 07h00

Pequenos ajustes ajudam a economizar energia no computador

IBERÊ THENÓRIO | Para o UOL Tecnologia
O PC não é um dos eletrodomésticos que mais gasta. Se você tem um desktop e utiliza um monitor CRT - aqueles "de tubo" -, provavelmente despende cerca de 190 watts, o equivalente a duas lâmpadas comuns acesas. O computador, contudo, é um dos eletrodomésticos onde você mais pode fazer ajustes para usar
menos energia.

O periférico mais gastador no computador é o monitor. Um CRT de 17 polegadas, por exemplo, utiliza cerca de 80 W. Uma boa economia pode ser obtida pela troca por um modelo LCD. No mesmo tamanho, ele gastará cerca de 30 W, uma economia de mais de 50%. A mesma regra vale para o desktop em relação ao notebook, que consome o equivalente ao monitor LCD.

Se ainda não é o caso de trocar a tela, é possível pelo menos diminuir o brilho dela. Quanto menor a luz emitida, menos energia é gasta. É válido lembrar, porém, que a luminosidade não deve passar de um limite que atrapalhe a visibilidade, prejudicando os olhos.

Desligando automaticamente
Outro recurso é colocar um protetor de tela que desligue o monitor. Os screensavers comuns, ao contrário do que muitos pensam, não ajudam em nada na economia de energia. Eles servem para evitar o desgaste da tela nos CRTs, mas não alteram o consumo.

Espera e hibernação
No desktop, uma atitude que ajuda na economia é configurar os modos de espera e de hibernação. No primeiro caso, são desligados o disco rígido, placas de vídeo e coolers, mas a placa mãe e a memória RAM continuam sendo alimentadas, para não perder as informações. Para gastar menos energia, a hibernação é mais eficiente: "O 'hibernar' desliga realmente a máquina. Pega tudo o que está na memória e coloca em um arquivo no disco.", explica Gerlan Ferreira, supervisor de TI da ONG WWF-Brasil.

Ambiente de trabalho
Para quem trabalha o dia todo na frente do micro, há alguns ajustes no ambiente de trabalho que também podem diminuir o consumo de energia. A troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, por exemplo, pode gerar uma economia de até 75%.

Para os mais radicais, uma opção para poupar energia é o buscador Blackle. Ele utiliza a ferramenta de busca do Google, mas sua interface tem fundo negro, o que faz o monitor gastar um pouco menos. De acordo com o próprio site, o Blackle já proporcionou uma economia total de mais de 500 mil watts-hora desde que foi criado.
GOOGLE NEGRO
O ar condicionado, um dos maiores vilões do consumo de eletricidade, também pode gastar um pouco menos se alguns cuidados forem tomados: manter portas e janelas fechadas, regulá-lo para uma temperatura que não seja muito fria e manter sempre o filtro limpo, evitando que o aparelho se sobrecarregue.

Tanto as lâmpadas quanto os aparelhos de ar condicionado são avaliados pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Por isso, é possível verificar, na embalagem desses produtos, a sua eficiência energética (veja no site do Inmetrocomo são as etiquetas que indicam a eficiência energética).

O ideal é comprar apenas os que se encaixam na classificação "A", ou os que recebem o Selo Procel. Esses são os que fazem o melhor uso da energia. Infelizmente, essa classificação ainda não é feita nos produtos de informática.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host