Steve Jobs fez suspense, mas a maioria dos
boatos do novo celular da Apple, o iPhone, se confirmaram: a partir do dia 11 de julho o smartphone chega às lojas de 22 países com chip GPS, suporte a redes de terceira geração, maior durabilidade da bateria e novo design.
Os preços caíram pela metade e vão de US$ 199 (para o modelo de 8 GB) a US$ 299 para o de 16 GB, que também será vendido na versão branca.
O novo aparelho será mais fino, o cromado da parte traseira será substituído por uma capa preta, com botões de metal e melhoras significativas no áudio e vídeo.
A bateria, conforme se esperava, terá melhor duração: 300 horas em stand-by, 5 horas de conversação na rede 3G e 10 horas em 2G, 5 a 6 horas em navegação em banda larga, 7 horas de vídeo e 24 horas de áudio. Os modelos atuais garantem 250 horas em stand-by, 8 horas de conversação em 2G e 24 horas de áudio.
Jobs garante que o novo aparelho será 36% mais rápido que alguns de seus principais concorrentes, como o Nokia N95 e o Treo 750.
Saiba mais sobre o novo iPhoneOutra novidade é que o iPhone entra na briga com os modelos
Blackberry. Uma das aplicações permite a consulta de e-mails corporativos no aparelho, conforme mostra a nova plataforma .Mac —o MobileMe.
Antes de anunciar a versão 3G do aparelho, Jobs fez suspense e falou de novos recursos do software iPhone 2.0, que deve estar disponível em julho. Com ele, será possível fazer buscas nos contatos, trabalhar com documentos do iWork e do Office e trará sistema para apagar e mover mensagens, habilidade de salvar imagens e uma nova calculadora científica que é ativada ao rodar o aparelho.
A Apple também integrou ao iPhone uma função "push" (apresentada como "uma solução melhor"), em que, sempre que um usuário parar de usar aplicativos, o aparelho consultará atualizações dos programas usados pelo telefone celular.
SDK e novos aplicativosPor mais da primeira metade da apresentação, Jobs mostrou facilidades para desenvolvedores criarem novos aplicativos para o aparelho pelo
SDK —(kit de desenvolvimento de aplicativos da Apple) que só nos primeiros 95 dias contou com 250 mil downloads.
Para mostrar as novidades, Jobs trouxe ao palco alguns aplicativos já desenvolvidos. A Sega mostrou jogos como o Super Monkey Ball para iPhone que estará na venda na App Store por U$9,99. O eBay também terá aplicações que começaram a ser desenvolvidas há 5 semanas. O novo aplicativo mostrará os leilões com participação do usuário, seja pela venda ou compra de um produto.
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